O temporal que atingiu Montes Claros, no Norte de Minas, nesse fim de semana deixou prejuízos e deu bastante trabalho ao Corpo de Bombeiros. A corporação atendeu entre o dia 20 e 22 de Dezembro, 204 ocorrências, grande parte delas relacionadas às chuvas que caem na região. Sobretudo na cidade de Capelinha, próximo a Diamantina, tendo sido inundada e deslocando parte do efetivo até essa cidade para apoio.
Foram contabilizados até a manhã dessa segunda-feira (23), 58 perigos de desabamentos, seis árvores apresentando risco de queda que precisaram ser cortadas, ainda 18 acidentes automobilísticos sendo três deles com vítimas presas às ferragens, cinco incêndios na cidade, dois deles em residência, nos bairros Boa Vista e São José. Além disso quatro residências inundaram nos bairros Edgar Pereira e Village do Lago II bem como duas casas apresentaram risco de desmoronamento nos bairros Vila São Francisco de Assis e Monte Carmelo.
O Corpo de Bombeiros orienta a população a se prevenir no período de chuvas intensas, atentando para o nível das águas, mesmo à noite, tendo sempre lanternas em condições de uso, além de manter sempre objetos de valor em locais altos e desligar a energia elétrica. Em caso de chuva forte ou trovão, a orientação é ficar dentro de sua casa ou procurar um abrigo, desde que não seja uma área de risco.
Em casos de maior gravidade, como infiltrações, rachadura ou barulhos estranhos, deve-se deixar a residência, em especial, quem mora às margens de rios e próximo a encostas também deve sair de casa;
Procure manter a calma acima de tudo; Providencie a evacuação do local e retirada de pessoas que ainda estão correndo risco; Transmita alarme aos vizinhos em caso de súbita elevação das águas. Evite viajar durante chuvas fortes e nunca dirija por estradas alagadas. Se notar que seu carro poderá ser arrastado pelas águas, pare, abandone o veículo e procure um local seguro.