O Parque Estadual do Itacolomi, localizado nos municípios de Ouro Preto e Mariana, na região Central do estado, vem sendo consumido por um incêndio desde a manhã deste domingo (24). De acordo com o Corpo de Bombeiros de Ouro Preto, grande parte do local já foi destruída, mas ainda não é possível contabilizar a área queimada.
A unidade de conservação abriga o Pico do Itacolomi, que tem 1.772 metros de altitude. O parque tem 7.543 hectares de matas, onde predominam quaresmeiras e candeias ao longo de rios e córregos.
Ainda não se sabe o que provocou o fogo, mas, segundo os bombeiros, o Instituto Estadual de Florestas (IEF) trabalham com a hipótese de que o incêndio tenha sido criminoso.
Pelo menos 26 homens, com reforço da corporação de Belo Horizonte, atuam no local. Quatro aeronaves também foram empenhadas na tentativa de controlar as chamas, que duram mais de 12 horas.
NÚMEROS HISTÓRICOS
O número de incêndios florestais registrados em Minas Gerais nos sete primeiros meses deste ano já é superior à média histórica contabilizada no mesmo período entre 2009 e 2013. Houve aumento tanto nas ocorrências dentro de áreas protegidas (25%) quanto na quantidade de hectares queimados (150%). No início do ano, o Parque Estadual Serra do Rola-Moça teve 193 hectares consumidos pelas chamas.