(Douglas Magno/AFP)
O Carnaval a Cavalo, um dos eventos culturais mais tradicionais de Minas Gerais, deve atrair mais de 20 mil turistas entre domingo (11) e segunda-feira (13). Pelo menos é o que espera a administração municipal de Bonfim, na região Central do Estado.
A tradição teve início em 1840, quando padres europeus trouxeram as cavalhadas para o Brasil. Na cidade, houve divergência entre o padre e os cidadãos que participavam da celebração. Como a festa foi proibido pela Igreja, os bonfinenses resolveram continuar com as cavalhadas, porém desvinculadas da fé católica.
Hoje, o evento é realizado durante o Carnaval e conta com o desfile de cavaleiros e amazonas pela praça principal. Os fogos anunciam a chegada deles, que são recebidos pela população, que protegida por alambrados, participa da festa com serpentinas e confetes. Os cavaleiros e amazonas realizam evoluções a cavalo pelo circuito demarcado, trajando luxuosas fantasias confeccionadas em veludo e ricamente bordadas.
O espetáculo conta ainda com a Corporação Musical Padre Trigueiro, que toca marchinhas, músicas populares e a Havaneira Bonfinense, hino do Carnaval a Cavalo. Mais informações no site www.carnavalacavalo.com.br