Balanço EPR

BR-040 entre BH e Juiz de Fora ganha 230 placas com orientações em 1ª semana da nova concessão

Entre 6 e 12 de agosto foram realizados 526 atendimentos, sendo 31 por acidentes e 18 por incêndios.

Do HOJE EM DIA
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Publicado em 14/08/2024 às 17:36.Atualizado em 14/08/2024 às 17:54.
Uma das mais de 200 placas instaladas pela nova concessionária ao longo do trecho entre BH e Juiz de Fora da BR-040 (Divulgação / EPR Mineira)
Uma das mais de 200 placas instaladas pela nova concessionária ao longo do trecho entre BH e Juiz de Fora da BR-040 (Divulgação / EPR Mineira)

Mais de 200 placas com orientações aos motoristas foram instaladas no trecho da BR-040 entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, que desde o dia 6 deste mês está sob responsabilidade de uma nova concessionária. A EPR Mineira divulgou nesta quarta-feira (14) um balanço da primeira operação nos 232 quilômetros entre as duas cidades mineiras.

A empresa informou que foram realizados 526 atendimentos - sendo 31 por acidentes e 18 por incêndios - além de 169 apoios operacionais solicitados pelos usuários e 357 por outros meios, como viaturas operacionais.

Do total de ocorrências, 264 foram realizadas por pane mecânica, 31 por acidentes e 18 por incêndios. Outras ocorrências também foram verificadas por inspeções realizadas pelas viaturas da empresa que percorrem os 232 quilômetros concessionados.

A equipe da EPR também efetuou a remoção por guincho de 134 veículos. O balanço revela ainda que foram realizados 41 atendimentos pré-hospitalares aos usuários da rodovia, além da limpeza de vegetação de cerca de 60 quilômetros da rodovia - 10 toneladas de lixo foram removidas.

Para os primeiros 100 dias de operação, a EPR Via Mineira preparou uma série de ações prioritárias para melhorar as condições da rodovia e garantir a segurança dos usuários de forma mais imediata possível. Na primeira semana, já foram recuperadas faixas com fresagem e recomposição do pavimento, além de intervenções na sinalização horizontal e vertical da rodovia. Ao todo, mais de 15 máquinas estão em pista para essa atuação.

Os profissionais que trabalham à frente desses serviços são acionados pelo Centro de Controle Operacional (CCO), que recebe os chamados e, imediatamente, avisa as equipes mais próximas para que o atendimento ocorra no menor tempo possível.

No total, são 5 Bases de Atendimento ao Usuário localizadas em Nova Lima, Congonhas, Carandaí, Barbacena e Santos Dumont. As bases de atendimento estão equipadas com ambulâncias, guinchos entre leves e pesados, viaturas de inspeção de tráfego, caminhões de combate a incêndio, além de veículo para apreensão de animais. Os locais também servem de pontos de apoio aos motoristas, com banheiros e água.

As viaturas de inspeção percorrem a rodovia 24 horas por dia. Se durante o percurso, a equipe visualizar qualquer fato incomum na via ou algum usuário necessitando de apoio, eles realizam o primeiro atendimento e ficam à disposição.

O atendimento em pista prestado pela EPR Via Mineira é gratuito. Em caso de emergência, os usuários podem ligar para o número 0800 003 1040, que também fornece informações sobre a estrada, incluindo bloqueios e trechos em obras. Na primeira semana de operação, foram 628 ligações para o 0800.

Desconto para Usuário Frequente

A nova concessão traz também o Desconto para Usuários Frequentes (DUF), que pode reduzir progressivamente a tarifa de pedágio, de R$ 12,70, em até 70% para veículos leves que usam a rodovia com frequência. Para ter acesso a ele, basta que o carro tenha a etiqueta de cobrança eletrônica (TAG). Não é necessário qualquer cadastro junto à concessionária.

Além disso, a adesão ao Desconto Básico de Tarifa (DBT) de 5% está disponível para todos os veículos equipados com TAG de cobrança eletrônica. Motocicletas, ambulâncias, veículos oficiais e do corpo diplomático são isentos de tarifa, conforme a legislação vigente.

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