Cabeça enfeitada rende bom dinheiro no Carnaval

Cinthya Oliveira
cioliveira@hojeemdia.com.br
Publicado em 31/01/2017 às 21:08.Atualizado em 15/11/2021 às 22:39.

O Carnaval é uma oportunidade de negócios não só para o comércio tradicional, mas também para artesãos profissionais e amadores, que aproveitam a época para criar fantasias e adereços para os foliões. Como muitas pessoas buscam se destacar nas festas com uma produção diferenciada, quem capricha na criatividade dos produtos acaba encontrando uma grande demanda de mercado.

A tradutora Marina Faria viu no desenvolvimento de acessórios uma oportunidade de ter renda extra no início do ano, quando os clientes estão de férias. Em outubro, ela começou a criar tiaras, presilhas e casquetes, hoje apresentadas ao público por meio das redes sociais sob o nome de Mari Lilly.

“Tinha um estoque grande até o início do mês, mas levei os produtos a alguns ensaios de Carnaval e vendi quase tudo. Agora tenho focado o trabalho nas encomendas”, conta a tradutora, que pensa em profissionalizar mais o trabalho artesanal. “Quero me organizar para comprar o material em São Paulo ou Rio de Janeiro, onde é mais barato”.

Para a enfermeira e professora Giovana Souza Silva, a produção de acessórios virou coisa séria. “Sempre que eu ia para um evento de Carnaval, os meus adereços faziam sucesso. De tanto ouvir ‘faz um igual para mim’, vi que não tinha como não transformar isso em um trabalho”, conta a artesã, que chegou a montar uma empresa para comercializar as tiaras e casquetes. “Tenho uns 40 produtos prontos e estou recebendo muitas encomendas”.

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Odette Castro é decoradora e sempre trabalhou com crochê e tricô. Viu no Carnaval oportunidade de trabalhar peças que são bem diferentes das que costumam ser vendidas na época. “O foco não é o dinheiro, mas a terapia e o prazer que o crochê proporciona. O despertar para a criatividade faz muito bem”, conta Odette, que vende as peças pelo Instagram.

O Carnaval também é oportunidade para quem já trabalha com moda de alguma maneira. Marcelha Pereira lançou uma marca de acessórios no ano passado e teve a preocupação de desenvolver peças que dialogassem bem com a festa momesca. “Nossa venda é on-line. Semana passada lançamos uma coleção voltada para o Carnaval e enviamos aos nossos contatos. Usamos muitas cores, muito glitter”, conta.

Isadora Barcelos tem um brechó sobre rodas. Leva sua Kombi até os eventos pré-carnavalescos e aos foliões uma série de fantasias criadas por ela e a sócia. “A produção é artesanal, não tem várias numerações para um mesmo modelo. Por isso, além de vender as peças nos ensaios dos blocos, também recebemos muitas encomendas”.

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