Cadastro Escolar 2025: inscrições para vagas remanescentes em Minas vão até 5 de fevereiro
Interessados têm até dois dias úteis para confirmar matrícula presencialmente na unidade escolar
Pais, responsáveis e estudantes maiores de idade que perderam o prazo regular para o Cadastro Escolar 2025 na rede estadual em Minas já podem se inscrever nas vagas remanescentes do Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem), abertas até 5 de fevereiro.
As inscrições devem ser realizadas no site do Cadastro Escolar, e o encaminhamento dependerá da disponibilidade de vagas nas escolas próximas ao endereço informado pelo estudante.
Ao fazer a opção por uma escola, o encaminhamento é imediato e o candidato terá dois dias úteis para confirmar a matrícula, de forma presencial, na instituição escolhida, apresentando a documentação necessária.
Quem pode se inscrever
Os estudantes que devem se inscrever incluem aqueles que pretendem ingressar na rede pública ou mudar de escola e também aqueles que perderam o prazo da primeira etapa.
A inscrição está aberta também para estudantes que desejam ingressar no Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), em cursos de Educação Profissional ou na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para a EJA, a idade mínima é de 15 anos para o ensino fundamental e 18 para o ensino médio.
Documentos necessários para a matrícula
- Após se inscrever nas vagas remanescentes pelo Sucem, os pais, responsáveis ou o próprio estudante (se maior de idade) devem apresentar os seguintes documentos para a confirmação da matrícula:
- Documento de Identidade (ou equivalente como Certidão de Nascimento/Casamento do estudante);
- CPF;
- Comprovante de Residência em nome de um dos pais/responsáveis ou do estudante, caso seja maior de idade;
- Histórico Escolar ou Declaração de Transferência para o candidato/estudante contemplado com vaga a partir do 2º ano do ensino fundamental, com indicação do ano de escolaridade que está habilitado a cursar em 2025;
- Histórico Escolar ou Declaração de Conclusão do Ensino Médio ou Parecer da Secretaria de Estado de Educação e publicação de Equivalência de Estudos, concluídos no exterior, ao ensino médio brasileiro, para o candidato/estudante que for ingressar no curso técnico na forma subsequente;
- Histórico Escolar ou Declaração de Escolaridade, comprovando matrícula no ensino médio, para o estudante que for ingressar no curso técnico na forma concomitante;
- Cartão da Criança atualizado ou Caderneta de Saúde atualizada para os estudantes com até 10 anos de idade.
Leia mais