Calouros transexuais e travestis podem usar nome social na UFMG

Da Redação*
portal@hojeemdia.com.br
17/01/2018 às 09:51.
Atualizado em 03/11/2021 às 00:48
 (Osvaldo Afonso / UFMG)

(Osvaldo Afonso / UFMG)

Os candidatos transexuais e travestis aprovados nos processos seletivos da UFMG, com ingresso no primeiro período letivo deste ano, podem solicitar o uso do nome social dentro da universidade. Para isso, segundo a instituição, os estudantes devem preencher requerimento disponível no site do Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) e apresentá-lo, com os outros documentos, no momento do procedimento presencial de registro acadêmico e matrícula.

De acordo com resolução aprovada pelo Conselho Universitário em julho de 2015, “o nome social é o prenome pelo qual pessoas travestis e transexuais se identificam, são reconhecidas e identificadas em suas relações sociais.” A apresentação do requerimento na efetivação do registro e da matrícula dos calouros é passo importante no processo de inclusão de travestis e transexuais no ambiente universitário. 

Estudantes veteranos também devem fazer a solicitação ao DRCA. No caso de servidores – docentes e técnico-administrativos –, o requerimento deverá ser encaminhado à Pró-reitoria de Recursos Humanos (Pró-RH).

*Fonte: Agência UFMG

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por