R$ 237,5 milhões

Câmara de BH deve votar nesta semana projeto do subsídio que aumenta número de ônibus nas ruas

Leonardo Parrela
leoparrela@hojeemdia.com.br
29/05/2022 às 12:52.
Atualizado em 29/05/2022 às 13:19

(Fernando Michel / Hoje em Dia)

A discussão sobre o aumento do número de ônibus rodando em Belo Horizonte, com menor intervalo entre as viagens, volta à tona nesta semana. O Projeto de Lei (PL) que trata do subsídio de R$ 237,5 milhões às empresas do transporte público deve ser votado na Câmara Municipal. O texto já passou por quatro comissões na semana passada.  

O número de coletivos nas ruas da capital foi reduzido após dificuldades financeiras enfrentadas pelas concessionárias. As melhorias acordadas - além de aumento do número de viagens, quadro de horários detalhado e multa em caso de descumprimento das contrapartidas - só irão ocorrer após aprovação do texto pelo Poder Legislativo e sanção do prefeito Fuad Noman. 
  
O PL precisa ser aprovado em dois turnos pelos vereadores. Caso seja receba aval na primeira votação, sem emendas, pode entrar na pauta para votação em 2º turno no dia seguinte. Em seguida, retorna para novo parecer da Comissão de Legislação e Justiça. A expectativa é que, em duas semanas, o texto seja encaminhado à prefeitura.

Subsídio
A ajuda financeira vai ocorrer em parcelas mensais, até março de 2023. Até lá, a passagem não vai sofrer reajuste. As empresas terão que disponibilizar 8 mil viagens a mais por dia. Atualmente, são cerca de 13 mil.

Além do aumento da oferta de ônibus, a Superintendência de Mobilidade Urbana (Sumob) se responsabilizará por criar um número de contato, pelo WhatsApp, e também um e-mail para que passageiros possam ajudar na fiscalização do cumprimento do acordo.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por