120 em tramitação

Câmara de BH lista prioridades para 2024; transporte público está no topo

Com o fim do recesso, parlamentares retornam aos trabalhos nesta quinta; CPI Pampulha também será um dos focos

Pedro Melo
pmelo@hojeemdia.com.br
31/01/2024 às 17:46.
Atualizado em 31/01/2024 às 18:10
 (Wesley Rodrigues / HD)

(Wesley Rodrigues / HD)

Os parlamentares da Câmara Municipal de Belo Horizonte voltam às atividades nesta quinta-feira (1º). Com as prioridades já definidas, o legislativo anunciou nesta quarta-feira (31) os trabalhos iniciais da Casa.

De acordo com o presidente, Gabriel Azevedo (sem partido), a prioridade neste início de ano será o projeto de resolução que susta os efeitos das portarias que aumentaram o preço da passagem. A expectativa é que o texto seja aprovado em março, fazendo a passagem voltar imediatamente para R$ 4,50.

Outra prioridade

A CMBH deve entregar nesta sexta-feira (2) o relatório referente a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) “Ônibus sem qualidade”, que investiga irregularidades na atuação de empresas de ônibus. A expectativa é que a relatora Loíde Gonçalves (Podemos) entregue o resultado com o indiciamento de empresários envolvidos nas investigações.

Com previsão de retorno no dia 20 de fevereiro, CPI Pampulha também será um dos focos da Casa. As reuniões serão realizadas a cada 15 dias, sempre às terças-feiras. Objetivo é investigar os contratos de limpeza do cartão postal da capital. A comissão tinha sido suspensa em julho, mas foi retomada em 21 de dezembro por decisão judicial.

A comissão processante que analisa a cassação do mandato de Gabriel também retornará neste ano. As oitivas começam nesta quinta e terminam no dia 8 de fevereiro. A previsão é que o presidente da Câmara preste depoimento. Ele afirma que esta é mais um “vale a pena ver de novo”. O prazo final para votação em plenário é no dia 4 de março.

Projetos na Câmara:
 
O ano de 2024 começou com cerca de 120 projetos em tramitação, sendo que 26 estão conclusos, prontos para votação já em fevereiro. No início de 2023, eram cerca de 700 projetos. 

Projetos que chegaram no final do ano passado, que tratam de reajustes de servidores do Executivo e dispõe sobre plano de carreira dos servidores do Hospital Odilon Behrens vão começar a tramitar em fevereiro e terão prioridade.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por