Um motorista de uma carreta foi flagrado dirigindo embriagado na BR-135, em Montes Claros, no Norte de Minas. O flagrante foi feito nesta segunda-feira (14) no KM 375, pelos policiais rodoviários federais. Eles realizaram o teste do bafômetro no caminhoneiro.
O exame constatou que ele estava com 0,59 miligrama de álcool por litro de ar expelido. Como o teor alcoólico registrado foi acima de 0,34 mg por litro de sangue, foi caracterizado crime de trânsito, o que rende multa e recolhimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O condutor foi encaminhado para a delegacia da cidade.
Lei Seca
O motorista que for flagrado dirigindo com o teor alcoólico entre 0,14 e 034 mg/l é autuado por infração de trânsito. E, nestes casos, é aplicada multa e apreensão da CNH.
Com o endurecimento da Lei Seca, desde o dia 20 de dezembro de 2012, são consideradas provas além do bafômetro, testes clínicos e testemunhos de policial ou terceiros, para indicar a embriaguez do condutor. A multa na Nova Lei Seca sancionada pela presidente Dilma Rousseff dobrou o valor da multa de R$ 957,70 para R$ 1.915,40.
(*) Com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF).