mais seguro

Campanha incentiva venda de bebidas em latas para evitar garrafas de vidro no Carnaval de BH

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
26/01/2023 às 18:41.
Atualizado em 26/01/2023 às 20:35

PBH promove ações educativas em bares e restaurantes para o carnaval (PBH / Divulgação)

Uma campanha em bares e restaurantes quer chamar a atenção de donos de estabelecimentos e foliões para evitarem o uso de garrafas de vidro em desfiles e festas durante o Carnaval, entre os dias 4 a 26 de fevereiro.

O “Carnaval é na Lata” incentiva os estabelecimentos a substituir as garrafas de vidro por latas durante o período de folia. Além de ser uma medida de segurança para os foliões, ainda contribui com a preservação do meio ambiente. “Com isso a gente garante uma BH e um carnaval mais feliz e seguro”, avalia Leonardo Cardoso, gerente de Fiscalização de Atividades em Logradouros Públicos da Secretaria de Política Urbana.

Segundo a PBH, no último Carnaval realizado antes do período mais crítico da pandemia de Covid, a Superintendência de Limpeza Urbana recolheu 7 toneladas de garrafas de vidro; em 2019 foram 21 toneladas e, em 2018, 25 toneladas.

A fiscalização também orienta os comerciantes quanto a proibição de realização de eventos sem licença e a colocação de caixa de som no logradouro. Nesta quinta-feira, a Prefeitura de Belo Horizonte intensificou as ações educativas em bares e restaurantes da cidade e as visitas foram na Rua Sapucaí, na Floresta, na região Central. 

Segundo a PBH, as abordagens ocorrem nas vias onde vão ocorrer os desfiles dos blocos e em trechos de grande concentração de pessoas, nas nove regionais de BH. 

Todos os estabelecimentos localizados nas vias de passagem de bloco, nas transversais e quarteirões adjacentes serão visitados pela fiscalização, com mais de 200 fiscais empenhados. 

A lógica do trabalho seguirá a ordem das datas dos blocos, fazendo as campanhas sempre no máximo até o dia anterior ao desfile. Se o percurso está marcado para 4 de fevereiro, por exemplo, todos os estabelecimentos dos arredores serão abordados até o dia 3. 

“A Fiscalização de Controle Urbanístico e Ambiental, entre outras atividades que envolvem o planejamento e o monitoramento do carnaval, também pensa e se envolve ativamente em ações preventivas, visando a segurança dos foliões e a preservação do meio ambiente”, destaca Leonardo Cardoso.

Carnaval 2023
O Carnaval de Belo Horizonte é um dos principais produtos turísticos da cidade e do estado. Além da importância cultural e de entretenimento, a festa gera emprego e renda para vários setores da sociedade. 

Na última edição, realizada em 2020, o festejo teve 4,45 milhões de foliões circulando na cidade. A expectativa para esta edição é que 5 milhões de foliões encham as ruas da capital.

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