A coragem e a luta de uma garota de 16 anos moradora de Belo Horizonte para vencer um tumor raro no cérebro mobilizam internautas de todo o país por meio do Facebook. Há oito dias, uma campanha, intitulada “Tratamento Dani Pedrosa”, conseguiu mobilizar mais de 100 mil pessoas e arrecadar quase R$ 326 mil, mas a família acredita que o dinheiro não será suficiente para arcar com todas as despesas do tratamento que será feito nos Estados Unidos (EUA).
A história de superação contra a doença começou com uma dor de cabeça muito forte, acompanhada de tonturas e visão dupla. Antes dos primeiros sintomas, há quatro meses, ela levava uma vida normal, cujos projetos e sonhos foram parcialmente interrompidos.
Desde o dia 24 de outubro do ano passado, o dia a dia da garota e sua família é entre hospitais, exames e cirurgia. Na capital, a família não conseguiu especialista para a retirada do tumor e, em 22 de janeiro deste ano, mais de três meses depois da descoberta do câncer, Danielle foi operada na cidade de São Paulo. O procedimento foi um sucesso, mas orientações médicas pegaram a mãe da adolescente, Lucília Bitar, de 38 anos, de surpresa. Agora, ela precisa concluir o tratamento com uma radioterapia à base de prótons que, segundo sua mãe, custa cerca de S$ 100 mil e só existe nos Estados Unidos.
Nesta quarta-feira (19), mãe e filha estiveram em um consultório da Área Hospitalar para mais uma sessão de exames. Lucília e Dani se emocionaram ao falar sobre a solidariedade das pessoas durante o processo e a saga da família entre a casa e os hospitais.
Nos próximos dias, elas viajam para a capital paulista, onde fará exames de tomografia e ressonância magnética antes de embarcarem para os EUA. “Não sabemos o quanto vamos gastar nos hospitais dos EUA, mas para as radioterapias já conseguimos o dinheiro”, alegra-se. “Quem quiser ajudar a família pode depositar: no Banco Itaú - Agência 4875 - Conta poupança 13944-8/500 - Danielle de Oliveira Pedrosa - CPF 135.988.556-05.