A decepção estava estampada no rosto de Geazi Ferreira, de 22 anos. Ele foi um dos vários candidatos de Belo Horizonte que tiveram que adiar o sonho de ingressar em uma faculdade por não ter conseguido fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013. Isso porque chegou atrasado no local da prova.
Essa seria a terceira vez que o jovem faria o Enem. Neste ano, ele tentaria entrar no curso de Arquitetura e Urbanismo, mas agora a chance foi adiada para o ano que vem. Ferreira contou que trabalhou durante a manhã, como mecânico de ar condicionado, no BH Shopping. Apesar de ter pegado o ônibus por volta do meio-dia, ele não conseguiu concluir o trajeto até a Pampulha, onde faria a prova. “Também confundi o local da prova”, lamentou.
Quem também adiou o sonho de entrar no curso superior, dessa vez Engenharia Elétrica, foi Wesley Ferreira Bernardes, de 19 anos. O estudante contou que pegou o ônibus às 11h30, no bairro Dom Cabral, região Noroeste da capital mineira, mas ficou preso no trânsito.
Ele disse que percebeu que iria perder a prova quando ainda estava no coletivo. O relógio já marcava 12h53, mas o candidato ainda estava distante. Mesmo chegando dez minutos depois do horário estabelecido, Ferreira foi até o portão de entrada para ver se havia tolerância, mas não foi dessa vez.