
O Cânion do Peixe Tolo, atrativo natural no Parque Estadual Serra do Intendente, em Conceição do Mato Dentro, região Central de Minas Gerais, local onde um casal morreu e oito pessoas foram resgatadas pelo Corpo de Bombeiros na madrugada de domingo (20), foi reaberto.
De acordo com o Instituto Estadual de Florestas (IEF-MG), o local foi fechado como medida preventiva para permitir a atuação da força-tarefa de resgate, sendo reaberto ao público nesta terça-feira (22).
"O Instituto Estadual de Florestas (IEF) informa que as atividades foram retomadas no Cânion do Peixe Tolo, um dos atrativos do Parque Estadual Serra do Intendente, em Conceição do Mato Dentro, nesta segunda-feira (21), após a conclusão da operação de resgate de um grupo de turistas que foi surpreendido por uma cabeça d’água na Cachoeira da Bocaina", informou o IEF.
O instituto ainda alertou que a visitação a cachoeiras não é recomendada no período chuvoso. "A visitação a cachoeiras durante períodos de instabilidade climática não é recomendada. A equipe do parque realiza orientações contínuas aos visitantes, com o apoio de sinalização em pontos estratégicos e atuação dos agentes ambientais", enfatizou.
Casal arrastado
Um casal morreu e oito pessoas foram resgatadas pelo Corpo de Bombeiros na madrugada de domingo (20) após ficarem ilhadas na região da Cachoeira Bocaina. Os corpos foram localizados por equipes terrestres por volta das 12h do mesmo dia.
Segundo os militares, o grupo estava próximo ao Cânion do Peixe Tolo quando foi surpreendido por uma cabeça d’água – enxurrada que se manifesta como um aumento repentino e perigoso do volume de água em rios ou cachoeiras.
Por volta das 19h, os Bombeiros foram acionados e tiveram que enfrentar outra cabeça d’água para chegar até o local em que o grupo estava. As oito pessoas foram encontradas por volta de 1h45.
Os Bombeiros passaram a madrugada com o grupo, aguardando o amanhecer por questões de segurança (visibilidade), e fizeram o mesmo caminho por dentro do rio, pela parte mais rasa, em razão de não haver mais passagem (seca) pela margem.
As vítimas resgatadas já se encontram em local seguro. Os corpos do casal foram recolhidos pelo rabecão da Polícia Civil.