Com mais de oito décadas de história, mas fechada há três anos e meio para restauração, a capela do Colégio Sagrado Coração de Jesus ganhou aparato tecnológico, numa simbiose com a arquitetura original. O novo projeto incluiu controle da iluminação por tablet e smartphone e a recuperação das características de construção dos anos 20, época em que foi erguida pela Rede Servas Missionárias do Espírito Santo.
À noite, a edificação tombada pelo patrimônio municipal em 1992 “sumia” na escuridão da esquina da rua Professor Moraes com avenida Getúlio Vargas (zona Sul), um pecado diante de sua relevância para a comunidade.
Problema que vai ficar definitivamente no passado, após reabertura da capela, no dia 24, às 18h. Já testada, a iluminação em LED reforça os contornos da arquitetura moderna da fachada. A partir de um tablet, é possível criar diferentes atmosferas no interior do templo. “O padre poderá, pelo tablet, escolher um modo de cena, por exemplo, condizente com um casamento”, explica o responsável pela restauração, Jackson Oliveira.
Na área externa, consciência ambiental. A iluminação dos jardins é mantida por células fotovoltaicas e a irrigação com água reaproveitada da chuva. Para dar mais segurança aos fiéis, foram instaladas câmeras de segurança.
Restauração
Além do desgaste natural do tempo, o aumento do número de veículos circulando pela região provocou problemas estruturais à capela, como trincas, vidros quebrados e infiltrações. Para resolver todos esses problemas e destacar a capela na paisagem, o projeto aprovado pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de Belo Horizonte aprovou as inovações tecnológicas.
Para que o trabalho fosse iniciado, foram necessários oito meses de estudos para identificação dos materiais empregados na obra. “Tiramos amostras da parede e levamos para o laboratório. Depois disso, desenvolvemos materiais o mais próximo do original possível”, diz Oliveira.
Após as análises, a edificação precisou ter o alicerce reforçado. Também foram recuperados os revestimentos em mármore, pisos de taco, bancos e toda a estrutura de madeira. Quatro anjos que compõem o altar e uma imagem de Cristo também foram recuperados.
As paredes, antes em dois tons de bege, receberam uma tinta especial palha, com os detalhes realçados em dourado e em outro tom pastel.
Importância
Desde a fundação, a capela do Colégio Sagrado Coração de Jesus é referência para alunos, professores e moradores da região.
Segundo a diretora Adriana Vilaça, sempre foram realizadas formaturas, crismas, casamentos e missas no local. “É comum todos os colégios terem uma capela anexa. Esta significa muito para toda a comunidade”, afirma.
Que o diga a fonoaudiólogo e musicista Maria Aparecida Chaves e Oliveira. Durante oito anos, ela tocou teclado nas missas. “Não vejo a hora de voltar a frequentar. É um igreja muito aconchegante”.