Capital mineira é a terceira entre cidades com melhor reputação para o Mundial

Alessandra Mendes - Hoje em Dia
31/05/2014 às 08:48.
Atualizado em 18/11/2021 às 02:48

(Luiz Costa)

Belo Horizonte é a terceira cidade com melhor reputação dentre as capitais brasileiras que vão sediar os jogos da Copa do Mundo. Atrás de Porto Alegre e Natal, obteve 70,8 pontos na avaliação dos próprios belo-horizontinos. A pesquisa, divulgada esta semana, toma como base quesitos como estima e confiança em relação ao local, além de itens racionais ligados a economia, governo e atrativos.

O estudo, do Reputation Institute, também traz a imagem de moradores de outras capitais sobre BH. Neste caso, a cidade ficou em quinto lugar no ranking nacional, com 62,1 pontos.

A diferença entre as duas avaliações é considerada por autoridades do município como reflexo de um possível desconhecimento do turista sobre os atrativos da cidade.

“Quanto mais tempo uma pessoa permanece aqui e se relaciona com os belo-horizontinos, maior a chance de admirar e desfrutar as experiências culturais, sociais, gastronômicas, esportivas e tantas outras que a cidade tem para oferecer”, afirma o secretário Municipal Extraordinário para a Copa do Mundo, Camilo Fraga.

Referência

Quem conhece as opções que a cidade tem a oferecer recomenda a visita.

“Moro em BH há sete anos e sempre digo que as pessoas precisam conhecer nossas opções culturais. Os parques, museus e a Lagoa da Pampulha são ótimas pedidas para os turistas e também para os moradores”, avalia o militar Tiago Machado, que ontem aproveitou o tempo livre para passear na orla da lagoa com o filho.

Pontos turísticos que chamaram a atenção do paulista Luís Carlos Braga, de 43 anos. “O clima aqui é diferente, assim como as belezas naturais. Mas o que mais me agradou foi o fato de não ter tanta construção e existir mais espaço para o verde. Essa é a minha primeira visita e estou bem impressionado”, contou o “forasteiro”, que veio à capital mineira visitar parentes e aproveitou para ir até a Pampulha com a mulher.

Apesar da boa colocação no ranking de reputação das capitais, Belo Horizonte ainda tem muito caminho pela frente para se tornar uma cidade ideal para moradores e turistas.

“Falta conhecimento aos belo-horizontinos sobre o próprio local onde vivem, e isso acaba por refletir na falta de interesse dos visitantes. A propaganda nasce de quem conhece o produto. Muita gente ignora os pontos turísticos da cidade e talvez pesquisas como essa possam ajudar a mudar essa visão”, explica a vice-presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens de Minas Gerais (Abav-MG), Regina Casale.

Nos quesitos racionais analisados para compor a reputação das cidades, Belo Horizonte também teve um bom desempenho. No item economia avançada, a cidade ficou em 4º lugar na avaliação dos residentes. Os belo-horizontinos ainda colocaram a cidade como a 3ª melhor em governo efetivo e 7ª em ambiente atrativo.
 

Ponto a ponto:
• 13 de fevereiro: dois motociclistas tentam assaltar um casal que estava em um Jeep, perto da avenida Uruguai, no Sion. Um dos ladrões atira no carro. Ninguém fica ferido

• 19 de fevereiro: boatos de um arrastão na Nossa Senhora do Carmo repercutem nas redes sociais. Muita gente deixa de passar pelo local, temendo bandidos

• 27 de maio: o frentista de um posto de combustível e um cliente são baleados após uma troca de tiros entre policiais e dois criminosos, na Nossa Senhora do Carmo. Os assaltantes são pegos após roubar duas lojas 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por