Resgatados

Carcará, cobra cascavel e lagarto teiú: animais silvestres dão trabalho aos bombeiros em Minas

Corporação foi acionada em Uberlândia, Formiga e Araxá

Bernardo Haddad*
@_bezao
Publicado em 17/10/2024 às 14:38.Atualizado em 17/10/2024 às 16:29.
Carcará, Tieú e Cascavel foram resgatados pelos bombeiros em três cidades de Minas (Montagem - Divulgação/ CBMMG)
Carcará, Tieú e Cascavel foram resgatados pelos bombeiros em três cidades de Minas (Montagem - Divulgação/ CBMMG)

Em menos de 24 horas, o Corpo de Bombeiros resgatou um filhote de carcará, um lagarto Teiú e uma cobra cascavel em três cidades de Minas Gerais. Os três estavam em áreas urbanas e foram resgatados em segurança para os habitats naturais. 

O filhote de Carcará foi resgatado em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, na quarta-feira (16). O animal estava preso em uma torre de transmissão telefônica a cerca de 20 metros de altura. 

Quatro militares foram ao local e escalaram a torre. No alto, encontraram a ave presa em um arame de cerca elétrica. Com um alicate de corte, o animal foi resgatado e levado para o Laboratório de Animais Silvestres (LAPAS) do Hospital Universitário da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), onde recebeu cuidados veterinários. Após a recuperação, o carcará será devolvido ao seu habitat natural.

Lagarto Teiú

Já o Teiú foi encontrado nesta quinta-feira (17) no quintal de uma casa em Formiga, no Centro-Oeste de Minas. Os bombeiros foram acionados e capturaram o réptil com o uso de uma pinça especial e um cambão. 

Depois, o animal foi levado para uma área de mata nativa, afastada de zonas urbanas, onde foi devolvido ao habitat natural. Segundo os militares, o Teiú é um lagarto nativo do Brasil e pode atingir até 1,5 metros de comprimento. 

O lagarto é conhecido por sua adaptabilidade e comportamento defensivo. Embora não seja considerado uma ameaça direta aos humanos, sua presença em áreas urbanas pode causar preocupação entre os moradores.

Cobra cascavel

A cobra cascavel foi encontrada em uma via pública, próxima ao portão de uma garagem, em Araxá, no Alto Paranaíba, na noite de quarta-feira (16). Os bombeiros foram acionados e capturaram o animal. 

A cobra foi transportada até o habitat natural sem nenhum ferimento e foi solta. 

*Estagiário, sob supervisão de Valeska Amorim

Leia mais: 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por