Xixi na rua dá multa

Carnaval de BH: 99 pontos fixos de banheiros serão instalados pela cidade

Falta de local ou poucos locais para urinar foram reclamações dos foliões na folia do ano passado

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
29/01/2024 às 13:55.
Atualizado em 29/01/2024 às 14:12

(Léo Lara / divulgação)

Uma das principais reclamações dos foliões no Carnaval do ano passado em Belo Horizonte será minimizada na edição 2024 da folia. Para aliviar o aperto na hora do xixi, serão instalados 99 pontos fixos de banheiros em diversos bairros da capital.

A prefeitura divulgou, nesta segunda-feira, que as estruturas serão instaladas entre os dias 10 e 13 de fevereiro em bairros como Barro Preto, Buritis, Cruzeiro, Floresta, Lagoinha e Santa Tereza, além do Centro da cidade. O mapa com os endereços dos pontos pode ser conferido no Portal Belo Horizonte (clique aqui).

Somados os pontos fixos e as cabines volantes, que acompanham a programação de todos os blocos de rua, serão disponibilizados, entre os dias 27 de janeiro e 18 de fevereiro, 13.482 diárias de banheiros químicos para os foliões do Carnaval de Belo Horizonte. Deste total, 282 cabines são adaptadas para pessoas com deficiência.

Estratégia

A prefeitura explica que a estratégia da Belotur para a distribuição dos banheiros químicos considerou o público planejado para os blocos, a extensão dos trajetos e a quantidade de desfiles simultâneos, pensando na distribuição das diárias dos banheiros em locais estratégicos. E destaca que os 99 pontos fixos atendem quase 80% do público total do Carnaval de Belo Horizonte.

Os banheiros ficam localizados nas áreas de grande concentração de desfiles, para aproveitar pontos de convergência, visando atender o maior número de foliões dentro do dinamismo que um evento de rua desta magnitude exige. Os pontos fixos vão contar com o apoio de cinco caminhões sugadores de efluentes.

Os veículos ficarão estrategicamente estacionados já dentro dos bolsões de isolamento para realizarem a limpeza dos banheiros químicos, atendendo aos pontos localizados na Savassi, nas ruas Sapucaí, Itambé e Aarão Reis e no Colégio Arnaldo, que contam, em média, com 40 banheiros fixos cada. Os caminhões têm capacidade de 8 mil litros, sendo que cada banheiro químico comporta 200 litros. Dessa forma, é possível dobrar a capacidade de atendimento ao folião.

Todo o material coletado pelos caminhões é descartado em Estações de Tratamento de Esgoto (ETE’s), local que são realizados os devidos processos que removem as cargas poluentes do esgoto, devolvendo ao ambiente os efluentes tratados.

Multa

É importante lembrar que o cidadão que for flagrado urinando em vias públicas pode responder por atentado violento ao pudor (artigo 233 do Código Penal), com detenção de três meses a um ano ou pagamento de multa.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por