(Carlos Rhienck/Arquivo Hoje em Dia)
O Carnaval de Belo Horizonte ficou superlativo, mas a festa em Ouro Preto continua sendo referência em Minas Gerais. A expectativa da prefeitura do município da região Central do Estado é de 40 mil foliões entre os dias 8 e 13 de fevereiro.
Serão dois palcos no Centro Histórico: Praça Tiradentes e Largo do Cinema (Praça Reinaldo Alves de Brito), onde as bandas se apresentarão tocando músicas de diversos estilos (marchinhas, rock, gêneros carnavalescos). Entre os blocos mais tradicionais da cidade, está o Zé Pereira do Clube dos Lacaios (o mais antigo do Brasil), que desfila durante todo o Carnaval com seus bonecos gigantes.
A abertura acontece na quinta-feira de carnaval (dia 8), com os blocos Conspirados, Gatas e Gatões e Vermelho i Branco. Até Quarta-Feira de Cinzas, cerca de 25 blocos desfilam pelas ladeiras da Cidade Patrimônio Mundial da Humanidade.
O homenageado do Carnaval 2018 é o sr. Francisco de Paula Mendes, o seu Tito, reconhecido como o mais antigo músico da cidade, e que ainda exerce a profissão. Ele tem quase 90 anos e dedica-se ao universo da música desde os 14.
Blocos Estudantis
Os blocos carnavalescos das repúblicas estudantis de Ouro Preto – Chapado, Caixão, Cabrobró e Praia – fazem a festa no espaço do Centro de Artes e Convenções da UFOP (Praça da UFOP, na rua Diogo Vasconcelos, 328, Bairro Pilar em Ouro Preto). A intenção é descentralizar a festa, que costuma ficar concentrada nas proximidades da praça Tiradentes. Os ingressos para as festas estudantis podem ser retiradas aqui.
Todas as informações sobre o Carnaval de Ouro Preto podem ser conferidas no site www.carnavalouropreto.com.
Carnaval em Mariana
Os 14 casos confirmados de febre amarela não atrapalharam os planos para o Carnaval em Mariana. Três praças da cidade - dos Ferroviários, Dom Benevides e Gomes Freire - concentram as apresentações de blocos e artistas. A programação completa pode ser conferida no site carnaval2018.pmmariana.com.br.