
Quatorze guardas municipais bilíngues irão trabalhar no Carnaval de Belo Horizonte no reforço às ações de combate à importunação sexual. Três são mulheres. Com fluência em inglês, francês, espanhol, italiano, alemão e japonês, os agentes vão se unir às agentes do Grupamento de Proteção à Mulher, que se dedica em evitar que cantadas ofensivas, beijos roubados, abraços forçados e demais contatos físicos não-autorizados ou falas ofensivas e de cunho sexual, ocorram impunimente durante a folia.
Os integrantes das duas equipes serão vistos circulando a pé entre o público, durante os desfiles dos blocos, fazendo a distribuição de tatuagens com a frase “Não é Não” e em abordagens diretas às foliãs, destacando que importunação é um crime que resulta em prisão. A importância de que a vítima denuncie o importunador, para impedir que a impunidade sirva de estímulo para a prática de novos abusos, será um dos principais recados a serem repassados pela Guarda Municipal ao público.
A participação do Grupamento de Apoio ao Turista permitirá que a mensagem seja transmitida em diferentes idiomas, usando o microfone dos trios elétricos, para informar também os visitantes estrangeiros sobre os comportamentos classificados como importunação. O que a pessoa deve fazer se for vítima ou presenciar a prática do crime também será explicada em várias línguas. Assim como os canais de denúncia disponíveis, como o 153, da própria corporação, além do 190, da Polícia Militar.
Uso de drones
Outra estratégia que será mantida é a do uso de drones para potencializar a capacidade de visualização do comportamento dos foliões durante o desfile dos blocos, se somando às novas câmeras, mais modernas e com melhor captação de imagens, que foram instaladas ao longo dos principais trajetos.
Vale destacar que não somente os integrantes dos grupamentos de Apoio ao Turista ou de Proteção à Mulher, mas todo o efetivo da Guarda Civil Municipal destacado para atuar no Carnaval está apto a agir em casos de importunação, acolhendo a vítima e providenciando o encaminhamento do acusado à Delegacia de Mulheres.
O patrulhamento preventivo feito com o uso de viaturas de duas ou de quatro rodas ocorrerá não apenas nos locais com eventos, mas em todo o restante da cidade, ampliando a sensação de segurança e inibindo a criminalidade e a desordem urbana.