Carnaval: 'ocupando lugares que pertencem a nós também', diz 1ª mulher trans da Corte Momesca
Nzambi comemorou o título real e a representatividade da sua participação na folia
Os representantes da Corte Real Momesca do Carnaval de 2025 de Belo Horizonte foram definidos nesse domingo (12). A eleição ocorreu em um evento no Espaço Centro e Quatro, na região central. Foram eleitos Rafael Eduardo como Rei Momo e Mari Lopes, como Rainha, além da Princesa Nzambi Niara, primeira mulher trans a fazer parte da Corte Momesca. A definição abre oficialmente o calendário da folia na capital.
Nzambi Niara comemorou o título real e a representatividade da sua participação no Carnaval de BH. “Estou muito orgulhosa da minha vitória, de representar os meus. Ser eleita a primeira mulher trans para a Corte Momesca mostra que o mundo está mudando, estamos ocupando lugares que pertecem a nós também. Ser respeitada e fazer parte de um carnaval dessa magnitude é de uma honra enorme”, completa.
Os candidatos da Corte foram avaliados por vários critérios, como: comunicação, simpatia, espírito carnavalesco, samba no pé, desembaraço, sociabilidade, facilidade de expressão, elegância e graciosidade. O evento contou ainda com apresentações do Bloco Caricato Bacharéis do Samba e da Escola de Samba Canto da Alvorada, além do cantor Fabinho do Terreiro.
O período oficial do Carnaval em Belo Horizonte é entre os dias 15 de fevereiro e 9 de março de 2025.
Leia mais