Um flagrante de imprudência e incivilidade foi registrado na manhã desta sexta-feira (12) na avenida Antônio Carlos, uma das mais movimentadas de Belo Horizonte. Um carro de passeio trafegou por quase sete quilômetros na pista exclusiva de ônibus, aumentando o risco de acidente e gerando revolta entre passageiros do transporte público.
Um vídeo foi gravado por um usuário da linha 50 (Estação Pampulha/Centro), mostrando parte do trajeto do veículo, que começou na altura da Barragem da Pampulha até o conjunto IAPI, no São Cristóvão.
O condutor do Ford Fiesta trafega na via, no sentido Centro, enquanto os demais automóveis enfrentam congestionamento na pista da direita. Ele chega a ultrapassar um dos ônibus. "Isso tem ocorrido todos os dias, é perigo e prejudica o trânsito", disse o passageiro.
Em BH, de segunda a sexta, apenas ônibus podem circular nas pistas exclusivas, com exceção das avenidas Cristiano Machado, Antônio Carlos e Pedro I, nas quais táxis também estão autorizados a trafegar, desde que transportem passageiros e não façam embarque ou desembarque.
É permitida a circulação de todos os tipos de veículos aos feriados e das 14h de sábado até 23h de domingos. Quem desrespeita a preferência dos ônibus e táxi comete infração gravíssima, conforme o Código Trânsito Brasileiro (CTB). O motorista está sujeito a multa de R$ 293,47, além de perder sete pontos na carteira de habilitação.
Leia mais: