(Eugênio Morais/Hoje em Dia)
Cerca de 80 carroças circulam pelas ruas de Belo Horizonte na manhã desta quarta-feira (22), em protesto contra uma medida sinalizada pelo prefeito da cidade, Marcio Lacerda, em que ele afirma que vai proibir a utilização de tração animal.
Lacerda solicitou à Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) que elaborasse, junto aos carroceiros, um projeto alternativo para os profissionais. Uma das possibilidades levantadas é que o trabalho, antes feito com animais, seja substituído por motocicletas.
Quatro viaturas da Polícia Militar (PM) e uma da guarda municipal dão suporte na manifestação dos carroceiros, que segue pacífica pela avenida Pedro II.
De acordo com a PM, os manifestantes devem seguir com suas carroças pela avenida Pedro II até o Anel Rodoviário, depois irão passar pelo elevado Castelo Branco para chegar na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH).
Cerca de 80 carroças participaram do protesto na capital. (Eugênio Morais/Hoje em Dia)
Em entrevista ao Hoje em Dia, no dia 3 de outubro, o superintendente de Limpeza Urbana, Vitor Valverde, afirmou que a PBH criou uma comissão para tratar do assunto, que é considerado polêmico. Em novembro, um veículo motorizado será experimentado na região Norte da capital. "Vamos realizar teste com um projeto piloto, para viver a experiência em um mês e verificar o que mais a prefeitura deve fazer para propor a transição, que deve ser cuidadosa e respeitosa com os carroceiros", disse na época.
Somente em dezembro a comissão irá analisar se o veículo atende a expectativa e, após estudos, homologar a decisão. Antes, contudo, a PBH vai buscar linhas de financiamento com bancos oficiais para que os carroceiros possam adquirir os veículos, capacitar os trabalhadores e agilizar o licenciamento adequado.