Período Chuvoso

Casa cai em Venda Nova e BH registra 4º desabamento de imóvel em 5 dias

Último caso aconteceu no Parque São Pedro, na Região de Venda Nova

Pedro Melo
pmelo@hojeemdia.com.br
Publicado em 29/12/2024 às 12:41.Atualizado em 29/12/2024 às 14:47.

Belo Horizonte registrou neste domingo (29) o quarto desmoronamento de casa em cinco dias. Na madrugada de hoje, um imóvel misto, composto por uma loja e uma residência, desabou parcialmente no bairro Parque São Pedro, na região de Venda Nova.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, uma pessoa em situação de rua estava ocupando o imóvel no momento do desabamento, mas felizmente não sofreu ferimentos. Após uma vistoria minuciosa no local, os militares constataram que o imóvel, que era utilizado tanto para fins comerciais quanto residenciais, havia sofrido danos significativos em sua estrutura, com o desabamento parcial do telhado e de algumas paredes.

Técnicos da Defesa Civil estiveram no local e fizeram a sinalização do local para evitar a circulação de pessoas e veículos próximos às áreas de risco. 

Desabamento e morte

Outros três casos de casas que desabaram foram registrados desde a última quarta-feira de Natal (25). No Conjunto Paulo VI, na região Nordeste de Belo Horizonte, uma adolescente de 15 anos teve que ser resgatada pelos bombeiros após a edificação de dois andares vir ao chão. Outras quatro pessoas tiveram ferimentos leves. 

Na sexta-feira (27) outra casa desabou. Dessa vez no bairro São Gabriel, onde uma residência de dois pavimentos desabou. Apesar do susto, não houve feridos, mas deixou duas famílias ilhadas no local.

Já no sábado, uma tragédia no bairro Paraíso, na região Leste de Belo Horizonte, três idosas, com idades aproximadas em 80, 70 e 60 anos, morreram após uma casa de três andares desabar. O imóvel já havia sido inspecionada pela Defesa Civil em 2022, quando foram registrados danos estruturais.

Risco de deslizamentos e desabamentos

Em virtude dos volumes de chuvas registrados nos últimos dias e a previsão de novas precipitações, a Defesa Civil emitiu um alerta de risco geológico em todas as nove regionais da capital. A recomendação, segundo o órgão municipal, é que a população fique atenta ao grau de saturação do solo, sinais construtivos e cuidados com quedas de muros, deslizamentos e desabamentos. 

"Se você observar algum destes sinais, saia imediatamente do seu imóvel, e ligue para a Defesa Civil (199) e em caso de emergência, ligue para o Corpo de Bombeiros Militar (193)", alertou Defesa Civil.

Veja abaixo sinais de deslizamentos:

  • Trinca nas paredes. 
  • Água empoçando no quintal. 
  • Portas e janelas emperrando. 
  • Rachaduras no solo. 
  • Água minando da base do barranco. 
  • Inclinação de poste ou árvores. 
  • Muros e paredes estufados. 
  • Estalos. 

Recomendações:

  • Não faça cortes muito altos e inclinados nos barrancos. 
  • Coloque calha no telhado da sua casa.  
  • Conserte vazamentos em reservatórios e caixas-d’água.  
  • Não jogue lixo ou entulho na encosta.  
  • Não despeje esgoto nos barrancos.  
  • Não faça queimadas. 

Emissão de alertas

Os moradores de BH podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos pelo canal público do WhatsApp

A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Defesa Civil por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.  

Pelas redes sociais os alertas podem ser acompanhados por meio do Instagram, Facebook, X e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por