Uma operação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou 746 filhotes de tartaruga da espécie tigre d'água na BR-116, em Muriaé, na Zona da Mata mineira, na noite de terça-feira (27). Os animais estavam sendo transportados em condições precárias dentro de caixas de papelão sobre o banco traseiro do automóvel. Alguns estavam mortos.
Conforme a PRF, um casal foi preso em flagrante por crime ambiental. Eles foram abordados em um Chevrolet Spin após o motorista realizar uma manobra suspeita ao perceber a operação policial.
Para a polícia, o homem disse que pegou as tartarugas em um posto de gasolina numa cidade vizinha a Muriaé, mas não contou para quem iria entregar. Esse motorista, de 51 anos, já havia sido preso por crime ambiental em 2023. A passageira, uma mulher, de 35, companheira do condutor, afirmou que desconhecia a presença dos animais no carro.
O casal foi encaminhado para uma delegacia de Muriaé, onde foi lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por crime ambiental contra a fauna silvestre e pelo crime de maus-tratos aos animais. As tartarugas foram entregues para a Polícia Militar do Meio Ambiente.