60 Testemunhas

Caso Backer: Justiça começa a ouvir testemunhas de defesa; serão 10 dias de audiência

Raquel Gontijo
raquel.maria@hojeemdia.com.br
20/03/2023 às 18:05.
Atualizado em 20/03/2023 às 18:36

Começou nesta segunda-feira (20), no Fórum Lafayette, região Centro-Sul de Belo Horizonte, a primeira audiência do caso da cervejaria Backer, que é investigada pela morte de 10 pessoas que, em 2020, consumiram a cerveja Belorizontina contaminada por dietilenoglicol.

Até 3 de abril a Justiça deve ouvir cerca de 60 testemunhas ligadas à cervejaria, em 10 dias de audiências.

Nesta segunda seriam ouvidas seis testemunhas de defesa da Backer, mas apenas duas deram depoimento. Segundo a assessoria do fórum, os próprios advogados desistiram de ouvir as outras e as dispensaram.

Uma das pessoas ouvidas foi o gerente de logística da Backer. Em depoimento por videoconferência ele explicou alguns processos da produção das cervejas e quais equipes estão envolvidas neles. Segundo o gerente, dependendo da função na empresa, alguns funcionários avaliavam a produção degustando as bebidas.

A outra testemunha ouvida nesta segunda também é funcionária da cervejaria, mas não teve a função revelada.

As audiências serão retomadas nesta terça-feira (21), com a previsão de outras seis testemunhas serem ouvidas. Uma delas é a gerente de RH da Backer.

Julgamento
No caso da contaminação da Belorizontina, 11 pessoas foram denunciadas, sendo três sócios-proprietários da empresa, acusados de crimes como adulteração de bebidas alcoólicas.

Além dos sócios, sete encarregados da fabricação da cerveja foram denunciados por lesão corporal e homicídio culposo. Nenhum dos envolvidos foi acusado de crime doloso, quando há intenção de provocar a morte.

Em maio de 2022, quatro vítimas e 23 testemunhas de acusação prestaram depoimento. Dentre elas, parentes das vítimas, pessoas próximas e o delegado que conduziu o inquérito.

Em abril do ano passado, a empresa teve autorização para retomar a produção de bebida na fábrica localizada no bairro Olhos D'Água, em Belo Horizonte.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por