Aedes

Casos de dengue em Minas aumentam quase 300% em apenas uma semana

Número de casos confirmados saltou de 536 para 2.123

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 21/01/2025 às 08:11.Atualizado em 21/01/2025 às 13:26.
Conforme boletim, já são  2.123 casos registrados de denguem em 2025 (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Conforme boletim, já são 2.123 casos registrados de denguem em 2025 (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Os casos de dengue em Minas quase quadruplicaram em apenas sete dias. O aumento foi de 296%, conforme dados do boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG). O número de casos confirmados saltou de 536 para 2.123. 

Os casos prováveis da doença - confirmados e os que ainda aguardam resultado de exames - também cresceram significativamente no mesmo período, passando de 2.075 para 6.741. Três mortes suspeitas por dengue são investigadas.

O Ministério da Saúde, por meio do painel de monitoramento das arboviroses, registrou um óbito por dengue em Minas. No entanto, a SES-MG ainda não confirmou a morte.

A SES esclareceu que a divergência de informações ocorre devido à cronologia do contágio dos pacientes. Embora o governo federal tenha confirmado a morte para o período sazonal de 2025, a investigação ainda está em andamento. Veja nota na íntegra. 

"A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) esclarece que a diferença entre os dados do painel de Monitoramento de Casos de Arboviroses de Minas Gerais e do painel do Ministério da Saúde pode ocorrer devido aos filtros aplicados para obtenção dos dados epidemiológicos. Esses filtros englobam critérios como o ano de início de sintomas, ano epidemiológico de sintomas, ano de notificação, entre outros relacionados a casos notificados, prováveis e descartados.

A seleção desses critérios e a forma de tratamento dos dados pode ter ocorrido de maneira diferente, resultando na divergência. Além disso, dado que o sistema é online, a data de extração dos dados pode ocasionar divergências, uma vez que as informações são atualizadas constantemente pelos municípios, que são os responsáveis pela notificações."

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por