Após uma paralisação na manhã desta sexta-feira (9), todas as estações de metrô de Belo Horizonte estão funcionando com as catracas liberadas desde às 14 horas. Segundo informações da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), nenhum funcionário da PH Service, empresa que presta serviços de bilhetagem para o metrô, está trabalhando nesta tarde e a CBTU não possui pessoal suficiente para realizar a cobrança dos usuários.
Nesta manhã, a CBTU Já havia liberado o acesso de todos os passageiros na estação São Gabriel, região Nordeste da capital, em função de uma paralisação dos operadores de bilheteria terceirizados. Eles alegam que a PH Service não teria pago o salário e o vale-transporte dos funcionários neste mês de maio.
De acordo com o Sindeac, sindicato que representa os operadores de bilheteria do metrô de BH, os profissionais participaram de uma reunião há pouco na sede da entidade e, por isso, as estações tiveram o serviço de cobrança prejudicado. Entretanto, a assessoria da entidade garantiu que os funcionários voltariam ao trabalho ainda nesta sexta.
Ainda segundo informações do Sindeac, o diretor do Centro de Operações da CBTU esteve no sindicato e garantiu que as verbas que seriam destinadas ao pagamento do contrato com a PH Service ficarão retidas e uma reunião junto ao Ministério do Trabalho teria sido agendada para a próxima segunda-feira (12). A expectativa é de que, na audiência, a CBTU seja autorizada a assumir a folha de pagamento dos terceirizados até que seja solucionado o impasse com a empresa contratada.
A CBTU não confirmou a informação sobre a reunião no sindicato e sobre a possibilidade de assumir a folha de pagamento dos operadores de bilheteria do metrô. A empresa garantiu ainda que os usuários não serão afetados pelo impasse e que as catracas permanecerão liberadas até que seja solucionado o problema.