CBTU e sindicatos entram em acordo sobre reajuste

Álvaro Castro
acastro@hojeemdia.com.br
29/06/2016 às 12:21.
Atualizado em 16/11/2021 às 04:06
 (Hoje em Dia)

(Hoje em Dia)

Os sindicatos de metroviários e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos CBTU) chegaram a um acordo na manhã desta quarta-feira 929), em reunião realizada no Tribunal Superior do Trabalho (TST) em Brasília. Foi acatada a proposta apresentada na última semana de 8,28% de reajuste. O aumento será retroativo a 1º de maio deste ano.

Apesar dos sindicalistas buscarem um aumento maior, 9,28% conforme havia sido indicado inicialmente pela CBTU, ficou entendido que era melhor aceitar as condições oferecidas do que arriscar ganhar apenas 5,5% de reajuste caso o impasse seguisse.

"Nós entendemos que a CBTU não tem tanta autonomia assim, ela está vinculada ao Ministério do Planejamento. Na pri meira mediação eles se mostraram dispostos a negociar e buscar o valor pretendido, mas achamos por bem aceitar do que arriscar ganhar apenas 5,5% de aumento do Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Dest)", explicou Robson Zeferino, diretor jurírico do Sindicato dos Empregados em Transportes Metroviários e Conexos de Minas Gerais.

A negociação vinha se arrastando desde maio e o serviço de metrô chegou a ser paralisado rapidamente em Belo Horizonte. Com a indicação desde o início do processo de que a CBTU estva disposta a negociar, não hoouve a deflagração de greve pelos trabalhadores.

“Considero o resultado da audiência muito positivo. É realmente uma vitória os empregados conquistarem reajuste de 8,28% em meio à crise do país. ”, afirmou o presidente da CBTU, Marco Fireman, que desde o início vem destacando que o intuito da CBTU é valorizar seus empregados e buscar a conciliação.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por