Com álbum dedicado às obras de Lorenzo Fernandez, ex-diretor do Conservatório Brasileiro de Música e um dos ícones do nacionalismo musical, a Filarmônica de Minas Gerais foi a vencedora do Prêmio Concerto 2024, realizado pela Revista Concerto, na categoria CD/DVD/Livros.
No ano de 2022, a Orquestra gravou, na Sala Minas Gerais, a Primeira e a Segunda Sinfonias do compositor carioca, assim como o famoso balé Reisado do Pastoreio, em comemoração aos 125 anos do nascimento do compositor.
O álbum foi lançado em 2024 e integra o projeto "A música do Brasil", parceria da Filarmônica de Minas Gerais com o selo internacional Naxos e o Itamaraty. O álbum dedicado a Lorenzo Fernandez está disponível nas principais plataformas de streaming.
Desde o início da parceria, foram lançados álbuns dos compositores Alberto Nepomuceno (2019), Almeida Prado (2020), indicado ao Grammy Latino 2020, D. Pedro I (2022), nas celebrações do Bicentenário da Independência do Brasil, Carlos Gomes (2023), com nove aberturas e trechos de ópera do compositor brasileiro, e o do vencedor do prêmio: Lorenzo Fernandez (2024).
Leia mais