Recomendação da FAB

Cemig terá que sinalizar rede elétrica atingida por avião que levava Marília Mendonça

Raquel Gontijo
raquel.maria@hojeemdia.com.br
15/05/2023 às 21:51.
Atualizado em 15/05/2023 às 22:06

(DIvulgação/Site oficial de Marília Mendonça)

A Cemig terá que sinalizar a rede elétrica na qual colidiu o avião que levavava cantora Marília Mendonça a Piedade de Caratinga, no Leste de Minas, em novembro de 2021. A sertaneja morreu após a queda da aeronave.

A determinação é uma das recomendações do relatório final do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão da Força Aérea Brasileira, divulgado nesta segunda-feira (15), que investigou as causas do acidente.

Um trecho do documento explica que a linha de transmissão em que o avião colidiu estava fora dos limites de Zona de Proteção de Aeródromo (ZPA) e que a rede “não se enquadrava nos requisitos que a qualificassem como um obstáculo ou objeto passível de ser sinalizado”.

Entretanto, o relatório destaca que o cabo pára-raios da linha de transmissão possuía baixo contraste em relação à vegetação ao fundo.

Segundo o documento, a colisão da aeronave contra o cabo arrancou o motor esquerdo ainda em voo, e ocasionou a total perda de controle da aeronave.

Por estes motivos, a recomendação final do Cenipa é que a Cemig deve sinalizar “em caráter excepcional, a linha de transmissão de 69 kV no trecho correspondente ao prolongamento da pista”.

O órgão concluiu ainda que deverá avaliar, em coordenação com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), requisitos de sinalização de redes de transmissão e de distribuição nos arredores de aeródromos, notadamente daqueles situados em regiões com relevo acidentado, para prevenir acidentes aeronáuticos.

Ao Hoje em Dia a assessoria da Cemig afirmou que a companhia não possui, até o momento, um posicionamento oficial sobre o assunto.

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