Conhecida pelo belo horizonte, a capital mineira passou toda a terça-feira (13) em meio a uma névoa e com cheiro de fumaça. Era como se a cidade estivesse toda dentro de uma boate cheia de gelo seco. Para muita gente, poderia ser consequência do tempo seco. Mas não.
“A névoa, na realidade, é fumaça e está associada às queimadas que estão ocorrendo no entorno da capital e acaba transportando essa fuligem para cá”, explicou a especialista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Anete Fernandes.
A secura do tempo - não chove em BH há quase 120 dias - tem incomodado muita gente, que reclama de olhos e nariz irritados.
A previsão é que a situação seja normalize somente quando os incêndios na região metropolitana acabem.
Tempo seco
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) colocou Belo Horizonte e quase 800 cidades de Minas Gerais em alerta para tempo seco. Nesses municípios a umidade relativa do ar deve variar entre 30% e 20%, com risco à saúde e de incêndios.
As regiões em alerta em Minas são Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Central Mineira, Zona da Mata, Vale do Rio Doce, Oeste de Minas, Sul de Minas, Sudoeste de Minas, Região Metropolitana de BH, Jequitinhonha, Noroeste de Minas, Norte de Minas e Vale do Mucuri.