Chuva acompanhada de granizo atinge Belo Horizonte na tarde desta quinta

Thais Oliveira - Hoje em Dia*
Publicado em 05/03/2015 às 15:45.Atualizado em 18/11/2021 às 06:14.
Pancadas de chuva acompanhadas de raios atingiram Belo Horizonte nesta quinta-feira (5). De acordo com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Belo Horizonte, o temporal veio também com rajadas de vento de até 50 km/h e o volume estimado é de 50 a 60 milímetros de água. O alerta vale para até as 23h59. 
 
Segundo o meteorologista do 5º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Claudemir de Azevedo, foi registrado granizo em bairros da região Leste da capital, como Taquaril e Pompeia. As pedras de gelo também foram vistas por moradores do bairro Cidade Nova, na região Nordeste.
 
O meteorologista informou ainda que a umidade relativa do ar na cidade é de cerca de 40%. "Existe previsão de chuva para até o fim de semana. Essa chuva deverá chegar em forma de pancada e será passageira", disse.
 
De acordo com Azevedo, chove também em cidades da região Noroeste, Central, Triângulo Mineiro, Vale do Aço e Sul do Estado, além da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
 
Estragos e transtornos
 
Após o temporal, um muro desabou sobre dois carros na rua Luiz de Mello Mattos, no bairro Planalto, na região Norte de Belo Horizonte. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o incidente ocorreu próximo a uma Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) e não deixou feridos. A Defesa Civil foi acionada para avaliar os estragos no local.
 
 
 
Conforme apurou a reportagem do Hoje em Dia, em menos de 30 minutos de chuva, o volume do ribeirão Arrudas, na altura do bairro Vera Cruz, na região Leste da cidade, mais que triplicou. No bairro, houve ainda a queda de duas árvores e inundação na avenida Jequitinhonha.
 
 
Volume do rio Arrudas mais que triplicou em menos de 30 minutos de chuva
Volume do ribeirão Arrudas mais que triplicou em menos de 30 minutos de chuva. Foto: Renata Evangelista/Hoje em Dia
 
 
Os bombeiros informaram também que uma árvore caiu na rua Bueno Siqueira, bairro Santa Rosa, na região da Pampulha. A queda ocorreu dentro da Escola Estadual Coronel Juca Pinto e obstruiu uma porta da instituição. Houve queda de árvore ainda na avenida do Contorno, bairro Santa Efigênia, região Leste; e na rua Ivan Pereira Lima, bairro Minas Caixa, região de Venda Nova. Essa última caiu sobre a rede elétrica e foi necessário acionar a Cemig.
 
Já a BHTrans informou que há renteções no trânsito na avenida Cristiano Machado até a altura dos viadutos Leste e Oeste, no sentido bairro. O tráfego é lento também na avenida Bernardo Monteiro, no sentido Centro; na avenida Amazonas próximo ao Anel Rodoviário, na altura de Contagem, na Grande BH; e na barragem da Pampulha, no sentido Centro.
 
A BHTrans disse ainda que há pontos de alagamento na avenida Cristiano Machado com a rua Dom Leme, no bairro Cidade Nova, região Nordeste da capital.
 
De acordo com a Cemig, uma árvore caiu no bairro São Paulo, região Nordeste, nesta tarde, o que deixou os moradores sem luz. Uma equipe da companhia está no local e trabalha para reestabelecer a energia elétrica.
 
No bairro Justinópolis, em Ribeirão das Neves, também houve queda de energia, mas o problema já foi resolvido pela Cemig.
 
Veja o vídeo:
 
 
 
*Com informações da repórter Renata Evangelista.
 
Atualizada às 18h58.
Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por