Chuva causa acidentes, quedas de árvore e falta de energia na capital e Grande BH

Ana Clara Otoni - Do Portal HD
20/01/2013 às 19:09.
Atualizado em 21/11/2021 às 20:49
 (Erwim Oliveira/Agência Kah/Divulgação)

(Erwim Oliveira/Agência Kah/Divulgação)

A chuva forte que atinge a capital mineira neste domingo (20) veio acompanhada de raios e ventos intensos. A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Belo Horizonte (Comdec) já havia emitido um alerta para a população de que a expectativa era de que chovesse entre 20 e 30 milímetros, mas ao fim da noite a previsão era de que no acumulado a chuva deste domingo e segunda-feira (21) chegasse a atingir a marca de 70 milímetros.

O Corpo de Bombeiros informou que registrou 24 pontos de inundações. As áreas onde os motoristas enfrentaram maiores problemas foram na avenida Cristiano Machado, no bairro São Paulo, na região Nordeste da capital e na avenida Bernardo Vasconcelos, no bairro Ipiranga, na mesma região. Os bombeiros identificaram problemas de inundações também na avenida Amazonas, no bairro Barroca, na região Oeste da capital.

Pelo menos 27 árvores caíram na capital, destruindo fiações elétricas, atingindo casas, muros e fechando ruas. Uma árvore caiu em cima de uma casa no bairro São Bernardo, na rua Vasco da Gama. os bombeiros foram acionados para fazer o corte da árvore e a remoção da planta do local.

Foram três solicitações de pessoas ilhadas em casas e dentro de carros. Pelo menos 20 pessoas ficaram sem poder sair de uma casa, no bairro Goiânia, na região Nordeste da capital. Os bombeiros foram até a rua Josefino Gonçalves da Silva e retiraram as pessoas, incluindo algumas crianças, do local. Elas foram conduzidas para um imóvel seguro. O endereço não foi informado pelos militares.

Os bombeiros avaliavam ainda na noite deste domingo cinco imóveis e muros com risco de desabamento. Na avenida Antônio Carlos, no bairro Lagoinha, perto do Departamento de Investigações da Polícia Civil havia registro de risco de desabamento. Além disso, na rua Ribeiro Paiva, no bairro João Pinheiro, uma casa corria o risco de cair, segundo os bombeiros.

Quatro desabamentos de barrancos foram anotados pelo Corpo de Bombeiros. Alguns deles, atingiram muros de arrimo e paredes de casas. Uma parede caiu no bairro de Lourdes, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, na rua Santa Catarina. Já no bairro Nova Cintra, uma queda de muro foi notificada na rua Ipê. Um muro de arrimo cedeu e caiu na rua Bandonion, no bairro Marcola, segundo os bombeiros.

Alagamentos

Um carro ficou ilhado na avenida Cristiano Machado, no bairro Cidade Nova, na região Nordeste de Belo Horizonte. O Corpo de Bombeiros não soube informar se há alguém dentro do veículo. Há registro de alagamento na avenida.

Na avenida Bernardo Vasconcelos, no bairro Ipiranga, ainda na região Nordeste, uma mulher ficou presa no próprio carro devido à inundação da avenida. Ela conseguiu sair e passa bem, mas segundo os bombeiros vários veículos foram inundados devido à chuva. No bairro Gutierrez, na região Oeste da capital, houve registro de forte chuva.

Na avenida Amazonas com Francisco Sá, no bairro Prado, os moradores enfrentram alagamentos em vários trechos. (Erwin Oliveira/Agência Kah/Divulgação)

 

A regiõe Oeste, onde está o bairro Prado foi a mais atingida pela chuva, de acordo com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) de Belo Horizonte. Uma moradora entrou em contato com a reportagem do Portal HD e contou que na rua Espinosa, no bairro Carlos Prates, na região Noroeste da capital, os donos de veículos estavam abandonando os carros devido ao risco da forte chuva. Lá, segundo ela, nem pessoas conseguem passar no local. Na avenida Silva Lobo com Amazonas, há vários registros de alagamento. Motoristas relataram que há registro de condutores ilhados na região.

 

Na BR-381, foram registradas duas quedas de árvores. Uma delas na altura de Caeté, no KM 433, na Grande BH. A retirada já era providenciada, segundo os policiais rodoviários e, com isso, a via precisará ser interditada por alguns momentos. Em Bela Vista de Minas, na região Central do Estado, o tráfego de veículos já foi liberado, mas ainda era muito lento devido aos trabalhos realizados na rodovia federal para remoção de uma árvore que caiu na via.

Queda de energia

Internautas informaram pelo Twitter a situação em alguns bairros de Belo Horizonte e da Grande BH. No bairro Eldorado, em Contagem, na Grande BH, o temporal provocou queda de energia. Segundo a Cemig, nos bairros Água Branca e Cidade Industrial, houve registro de queda de energia, mas não em grandes proporções. O problema no Eldorado pode ter sido uma derivação dessa queda nos bairros de Contagem.

Até mesmo o Corpo de Bombeiros registrou problemas. Na área do 1º Batalhão, um pico de luz impediu que os bombeiros checassem ocorrências no sistema. Por volta das 21h30 o sistema ainda não havia voltado e, segundo um dos bombeiros que trabalha no batalhão, a previsão era de que o sistema só fosse normalizado nesta segunda-feira (21).

Até as 19h11, não havia registro de queda de energia, de acordo com a Cemig, em Belo Horizonte.

Atualizada às 22h28.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por