Chuva causa transtornos na Grande BH e complica o trânsito; falta de luz faz Fumec cancelar aulas

Hoje em Dia
Publicado em 23/03/2015 às 17:07.Atualizado em 18/11/2021 às 06:27.
 (Hoje em Dia)
(Hoje em Dia)
A chuva na tarde e noite desta segunda-feira (23) causa transtornos em Belo Horizonte e região Metropolitana, principalmente para o trânsito. Acidentes de trânsito, árvores caídas, pessoas ilhadas e sinais em flash estão entre as principais ocorrências. Durante a manhã, uma outra pancada chegou a derrubar um muro na capital.
 
Conforme a BHTrans, na volta para casa nesta segunda-feira, havia lentidão na rua Rio Grande do Norte, no bairro Funcionários, em várias vias da Área Hospitalar, como na avenida Brasil, na BR-356 (próximo ao BH Shopping), na avenida Tereza Cristina (na altura da avenida do Contorno), além das avenida Cristiano Machado e Antônio Carlos.
 
Moradores dos bairros Anchieta, Cruzeiro e São Pedro, na região Centro-Sul de Belo horizonte, relatam falta de energia elétrica e sinais de trânsito em flash em várias vias da área.
 
Segundo o Corpo de Bombeiros, duas árvores caíram em Contagem e em Sabará. Uma das quedas foi sobre o telhado de loja, na rua Cassiano, no Centro de Contagem. Já em Sabará, foi na rua Francisco Mendes Ribeiro, no bairro Borba Gato, interditando a via. A Cemig foi acionada nos dois casos e não há informações de feridos.
 
A corporação também atendeu dois chamados de salvamento de pessoas em inundação, sendo uma em na rua Vertentes, no Bairro Chácara Contagem, em Contagem. A outra ocorrência foi na avenida Cardeal Eugênio Pacelli, no bairro Distrito Industrial Paulo Camilo, em Betim.
 
Durante a tarde, uma outra árvore chegou a bloquear a rua Pérola, na altura do número 85, no bairro Santa Maria, na região Noroeste de BH. Os militares foram acionados para fazer o corte do tronco.
 
A chuva também influência a ocorrência de acidentes. Em Santa Luzia, uma moto colidiu contra um carro, na avenida Brasília, no bairro Duquesa. Um homem de 50 anos sofreu escoriações e foi conduzido para o Hospital São Judas Tadeu.
 
Um outro acidente também envolveu uma motocicleta e um carro, desta vez, na avenida José Cândido Silveira, no bairro Sagrada Família, na região Leste de BH. Um pessoa ficou ferida com escoriações e dor no tórax.
 
Temporal
 
Na manhã desta segunda-feira (23), uma outra chuva também causou problemas, com queda de árvores, muro e até pessoas ilhadas por alagamento. 
 
Segundo o Corpo de Bombeiros, por volta das 11h40, na Via Expressa, do bairro Camargos, na região Noroeste da capital, uma pessoa ficou presa dentro de um carro. A corporação explicou que o problema ocorreu devido uma inundação na pista, que fez o carro ficar imerso. Após o nível da água abaixar, os bombeiros conseguiram fazer o resgate.
 
Já no bairro Cinquentenário, região Oeste de Belo Horizonte, o muro de uma casa desabou. Por causa do incidente, a água começou a inundar a residência. Segundo os bombeiros, o proprietário do imóvel foi orientado a chamar a Defesa Civil para avaliar se o desmoronamento prejudicou a estrutura do local.
 
O Corpo de Bombeiros explicou que a água acumulada em um terreno vizinho acabou fazendo com que o muro cedesse. O muro tinha 12 metros de comprimento e 4 metros de altura. O acidente não deixou feridos.
 
Na avenida Nossa Senhora do Carmo, na região Centro-Sul de BH, uma árvore de grande porte caiu e interdita totalmente a via. 
 
Após a chuva, moradores do bairro Anchieta, São Pedro e Cruzeiro, também na zona Sul da capital, relataram falta de energia elétrica. A Cemig foi acionada para reestabelecer a energia. As aulas no período noturno da faculdade Fumec foram canceladas por falta de energia.
 
Alerta
 
A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) chegou a emitir um comunicado, nesta segunda-feira, para a possibilidade de até 70 milímetros de água até as 8h de terça-feira (24). A previsão é de pancadas de chuva acompanhadas de raios e rajadas de vento de até 50 km/h. 
 
Segundo o meteorologista Heriberto dos Anjos, do Instituto TempoClima/PUC Minas, a população da capital mineira e também das cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte podem contar com a chuva até esta sexta-feira (27). “Mas a chuva forte é prevista apenas para hoje, principalmente, no período da tarde e da noite. A partir de amanhã, ela chegará mais fraca”, explicou.
 
Também deve chover nesta segunda-feira e terça-feira em municípios das regiões Leste, Norte, Zona da Mata, Vale do Rio Doce, Sul e Triângulo Mineiro. 
 
Atualizada às 18h54
Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por