Cerca de 50 famílias foram desabrigadas após a forte chuva de granizo que caiu em Sabará, na região Metropolitana de Belo Horizonte, na tarde desta terça-feira (28). A Defesa Civil informou que a situação é temporária, pois não deverá ser necessário a interdição das residências atingidas, que ficam no bairro Santo Antônio de Roça Grande. Uma escola e uma creche, localizadas no bairro General Carneiro, tiveram maiores danos e foram interditadas. Além do órgão, uma equipe do Corpo de Bombeiros encontra-se no local.
De acordo com a Defesa Civil, o telhado do ginásio da Escola Estadual Juquinha de Almeida, no bairro General Carneiro, desabou depois de ser atingido pelo granizo. Próximo à escola, o muro de uma creche também caiu e as crianças foram retiradas pelos professores para um local seguro.
Segundo os bombeiros, na rua Serafim Motta Barros, no bairro Santo Antônio de Roça Grande, casas foram inundadas e veículos foram arrastados. O Corpo de Bombeiros afirmou também que há ainda várias solicitações para cortes de árvores caídas em vias públicas, muros, telhados de casas e fiações elétricas no município.
O Corpo de Bombeiros informou que não há confirmação de feridos devido à chuva em Sabará.
Granizo em Nova Lima e Betim
Houve queda de granizo também em Nova Lima, na região Metropolitana de Belo Horizonte. De acordo com os bombeiros, apesar do susto, não foi registrado nenhum dano em imóvel. Usuários da rede social Twitter também relataram que caiu granizo em Betim, na Grande BH.
Chuva já estava prevista para várias cidades
A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Belo Horizonte (Comdec) já havia emitido, nesta tarde, um alerta de possibilidade de queda de granizo também na capital e Itabirito, essa última localizada na região Central do Estado. Conforme o órgão, a chuva já estava prevista para cair ainda em Rio Acima e Raposos, na região Metropolitana de Belo Horizonte. Também deve chover em Ipatinga, Ouro Preto, Morro da Garça e Curvelo.
A partir desta quarta-feira (29), as chuvas devem cessar em toda Minas Gerais. De acordo com o meteorologista Ruibran Reis, isso ocorrerá porque a massa de ar frio que estava no Estado passou e já chegou ao Sul da Bahia. "Mas no domingo (2), outra massa de ar frio chega ao Estado e deve chover mais forte na região Sul até a segunda-feira (3)", afirmou.