Belo Horizonte amanheceu a sexta-feira (22) com possibilidade de pancadas de chuva entre 50 e 70 mm. No início da tarde, a Defesa Civil reforçou o alerta informando que o volume esperado é o segundo maior do ano: até 70 milímetros. O primeiro aconteceu no dia 24 de janeiro quando o volume esperado foi de 60 a 80 mm.
O aviso é válido até 8h de sábado, e a precipitação pode vir acompanhada de raios e rajadas de vento em torno de 60 km/h.
Cuidados
- Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
- Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
- Atenção especial para áreas de encostas e morros.
- Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
- Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
- Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos. A reportagem procurou o governo do Estado para saber se está preparando alguma operação para atender alagamentos e deslizamentos e aguarda retorno.
Índice pluviômetro
No Sistema Internacional de Unidades, a unidade de pluviosidade (ou "unidade de medida de precipitação") é o milímetro (mm). Quando se diz que choveu 10 mm em um dia em determinada região, significa que uma caixa de 1 metro quadrado de base seria preenchida com água de chuva até a altura de 10 mm.
Nesse conceito, para medir a intensidade de chuva diária, vários municípios no Brasil, adotam as seguintes medidas:
- Chuva fraca: abaixo de 5,0 mm/h
- Chuva moderada: entre 5,0 e 25 mm/h
- Chuva forte: entre 25,1 e 50 mm/h
- Chuva muito forte: acima de 50,0 mm/h