Desde que a Copasa lançou uma campanha para a população economizar 30% de água, que corresponde à média do nível dos reservatórios que abastecem a Grande BH, a vazão dos rios vinha se mantendo abaixo dessa marca.
Na última semana, o registro chegou a atingir 29,5%, permanecendo assim por dois dias. Logo depois, houve um aumento gradativo, chegando nesta segunda-feira (8), a registrar 30,1% do volume total. A Bacia do Rio Paraopeba, um dos mais importantes mananciais de Minas, é composto pelos reservatórios do Rio Manso, Serra Azul e Vargem das Flores.
O mês de janeiro de 2015 apresentou uma diferença negativa quanto aos anos de 2014 e 2013, com registros de 38,9% e 55,6%, respectivamente, no nível de água do sistema Paraopeba. Foi quando o governo do Estado anunciou medidas emergenciais para evitar o racionamento.
Serra Azul
Em comparação com o primeiro dia de fevereiro, quando os níveis dos reservatórios começaram a registrar quedas abaixo dos 30%, o reservatório que apresentou o maior desempenho considerando o volume de água, foi o Serra Azul, com um aumento de 0,7%, seguido de Vargem das Flores, com 0,5%. Sendo que o Rio Manso registrou uma queda de 0,4% no mesmo período.