A quarta e quinta-feira (16 e 17) devem ser chuvosas na capital. De acordo com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), as pancadas exigem a atenção dos moradores e, por isso, emitiu um alerta avisando que a previsão é de chuva moderada a forte, acompanhadas de rajadas de ventos de até 50km/h, além de raios. A previsão, segundo o Tempo Clima/PUC Minas, é de que chova de 30 a 40 milímetros. O alerta é válido até 8h de quinta-feira (17).
Até agora, 22 mortes foram registradas no período de chuva de 2012/2013. O número supera o balanço do ano passado, quando 20 pessoas perderam suas vidas em decorrência da chuva. O tenente-coronel Fabiano Vilas Boas, secretário-executivo da Cedec-MG, lamentou o registro das mortes e chamou a atenção para a necessidade da prevenção de ocorrências desse tipo. “Infelizmente, a gente observa que a população não tem percepção de risco.
Em Minas Gerais, 13 cidades decretaram situação de emergência devido à chuva. A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) contabiliza que 187 pessoas estão desalojadas no Estado, 176 perderam suas casas e estão desabrigadas. Além disso, nove ficaram feridas. Na temporada passada, 239 cidades decretaram situação de emergência. O caos, a lama e o desespero fizeram com que 106.618 pessoas ficassem desalojadas e 9.594 desabrigadas, de acordo com o levantamento da Defesa Civil de Minas Gerais em relação ao período de 2011/2012.
Veja como se prevenir em situações de alagamentos e enchentes: