As fortes chuvas registradas em Minas nos últimos dias já deixaram 4.134 pessoas fora de casa, conforme boletim da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), publicado nesta terça-feira (4).
Segundo o órgão, desde 27 de setembro, 442 pessoas ficaram desabrigadas (que necessitam de abrigo público) e 3.692 desalojadas (se deslocam para casa de parentes ou amigos).
O levantamento aponta ainda que 141 cidades mineiras estão em situação de emergência ou calamidade pública.
No Estado, 26 mineiros perderam a vida durante os temporais. O número é cinco vezes maior do que toda a temporada anterior - fim de 2023 e início de 2024 -, que terminou com cinco óbitos. Veja as cidades mineiras com registros de mortes desde novembro do ano passado:
- Uberlândia 1
- Ipanema 3
- Maripá de Minas 1
- Coronel Pacheco 1
- Raul Soares 2
- Nepomuceno 1
- Capinópolis 1
- Alterosa 1
- Carangola 1
- Tombos 1
- Ipatinga 10
- Santana do Paraíso 1
- Glaucilândia 1
- Serro 1
E a previsão é de mais chuva no território mineiro. De acordo com o Inmet, 197 municípios estão em alerta para temporal de até 100 mm/dia, com ventos intensos de até 100 km/h.
Nestas cidades, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Para conferir as cidades em alerta, clique aqui.
Veja as orientações:
- Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda)
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).