O governador de Minas, Romeu Zema (Novo), esteve nesta segunda-feira (13) em Santana do Paraíso e Ipatinga, cidades do Vale do Rio Doce que registram mortes e estragos após as fortes chuvas no fim de semana. Onze pessoas morreram na região.
Foram dez óbitos em Ipatinga após desabamentos de residências. Ao menos 150 pessoas estão desalojadas e outras 37, desabrigadas.
Zema acompanhou os trabalhos de resgate e auxílio aos familiares das vítimas, desabrigados e desalojados. Ele disse que o momento é de oferecer ajuda humanitária aos atingidos.
Apesar dos deslizamentos, existem pessoas que ainda não saíram das casas que estão em áreas de risco em Ipatinga. “Faço um apelo, aqueles que moram, que estão próximos à área de risco, que tomem muita cautela, o chão ainda está encharcado, há previsão de mais chuva e mais deslizamentos podem ocorrer.”, declarou Zema.
O chefe do Gabinete Militar do Governador (GMG) e da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), coronel Paulo Roberto Bermudes Rezende também esteve na cidade ao lado de Zema.
"Todo o apoio técnico está sendo dado para o município neste momento: uma parte que ajuda na captação de recursos e a reparar o que é mais importante, incluindo uma metodologia de gestão instalada em posto de comando de operação que permitiu organizar e centralizar todos os esforços e recursos logísticos, como maquinário pesado, voluntários, dando uma resposta rápida. Além disso, hoje, já estamos enviando mais equipes de resposta e ajuda humanitária".
Apoio no resgate e ajuda humanitária
As forças de segurança do Estado - Cedec, PM, PC, Bombeiros e Sedese - seguem mobilizadas. A Defesa Civil atua com três equipes. A PM conta com 56 militares e 11 viaturas na ação. O Corpo de Bombeiros trabalha com 27 militares e oito viaturas.
Ainda no domingo, todos os nove pontos de interdição da MG-232, que atende a região, foram liberados parcialmente, em esquema de pare e siga. Os trabalhos do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) continuam para a liberação total da rodovia.
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) informou que 80 detentos estão com autorização judicial para ajudar nos trabalhos de limpeza nas áreas atingidas. As atividades são realizadas sob supervisão de policiais penais.
* Estagiária sob supervisão de Renato Fonseca
Leia mais