Representantes de 15 grupos de ciclistas se reuniram na sede da Prefeitura de Belo Horizonte e entregaram, nesta quarta-feira (21), um abaixo-assinado com mais de 2 mil assinaturas ao prefeito Fuad Noman (PSD) em apoio às obras da ciclovia na avenida Afonso Pena, na região central da capital.
O ato ocorreu após o presidente da Câmara Municipal, Gabriel Azevedo (sem partido), entregar ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) um pedido de suspensão das obras que ocorrem desde novembro de 2023. As obras fazem parte do projeto de requalificação "Centro de Todo Mundo".
Cristiano Scarpelli, ciclista e dono do canal de vídeos Ciclorota BH, foi o responsável por entregar ao prefeito o documento, que segundo ele foi solicitado pela própria mãe – que também é ciclista – Ana Lucia Aguiar, de 76 anos.
"Minha mãe pedala até mais do que eu. Ela faz todo tipo de atividade pedalando e sente essa insegurança. Quando ela viu o movimento de resistência contra a ciclovia, decidiu fazer esse abaixo assinado. E existem outras Anas Lucias que vão se beneficiar disso", afirmou.
O ciclista espera que o projeto da ciclovia crie oportunidades para que outros locais da cidade recebam os 400 km de ciclovias previstos no plano diretor do município.
"Esperamos que essa ciclovia seja um marco para a cidade, e a primeira de muitas outras, para que muita gente possa pedalar com segurança. Temos a expectativa que com essa da Afonso Pena, muitas outras sejam implantada. Toda bicicleta na ciclovia é um carro a menos no trânsito", detalhou.
Ciclovia, carros e morros
Quando questionado sobre o impacto das ciclovias no trânsito do hipercentro da capital, Fuad Noman afirmou que o projeto não vai causar prejuízos aos motoristas. Disse também que o fato de a avenida Afonso Pena contar com morros também não vai prejudicar os ciclistas.
"Muita gente diz: ah, BH tem muito morro, não serve ciclovia... serve! Se São Paulo pode, BH não pode? Porquê? Ah é pq vai atrapalhar o trânsito... não vai, pelo contrário! Vamos criar condições para que as pessoas possam conviver harmonicamente".
(Valéria Marques/Hoje em Dia)
(Valéria Marques/Hoje em Dia)
(Valéria Marques/Hoje em Dia)
(Valéria Marques/Hoje em Dia)
(Valéria Marques/Hoje em Dia)
(Valéria Marques/Hoje em Dia)