Cidades do Sul de Minas sofrem com chuva e BH tem alerta de pancadas

Ana Clara Otoni - Hoje em Dia
28/03/2013 às 14:51.
Atualizado em 21/11/2021 às 02:21
 (Prefeitura de Marmelópolis)

(Prefeitura de Marmelópolis)

O feriado desta sexta-feira (29) promete ser chuvoso, esta é a previsão do TempoClima/PUC Minas para a capital mineira. Com isso, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) alerta aos belo-horizontinos para os riscos decorrentes das pancadas. Deve chover entre 20 mm a 40 mm entre esta quinta-feira (28) e sexta-feira (29).

Em Minas Gerais, 35 cidades já decretaram situação de emergência por causa da chuva. Marmelópolis e Virgínia, no Sul de Minas, devem ser as próximas a integrar a lista da Coordenadoria de Defesa Estadual (Cedec). Na madrugada de segunda-feira (25) a força da água de dois ribeirões que passam por Marmelópolis destruiu parcialmente ou integralmente 11 pontes. De acordo com o chefe de gabinete da Comdec do município, Márcio Coura, o nível dos ribeirões Sapé e Sertão, que se encontram no centro de Marmelópolis, subiram além das margens e destruíram o calçamento da rua Joverino Bezerra de Almeida. “Muita gente perdeu plantações de milho, tanques de peixes, um campo de futebol ficou alagado e muitas casas foram invadidas pela água”, afirmou.

Os bairros Encosto e Porteira da Vargem ficaram ilhados da área central da cidade devido à destruição de uma das pontes que dava acesso às localidades, conforme o Coura. Ainda segundo ele, o prefeito Antônio Carlos Lacerda Ribeiro (PP), assinou o decreto municipal de situação de emergência na terça-feira (26). Técnicos da prefeitura estão trabalhando na cidade para tentar amenizar os danos e liberar algumas vias que foram obstruídas com acúmulo de entulho e pedregulhos. O prefeito tem reunido documentos para encaminhar à Cedec e, assim, tentar receber auxílio financeiro para amenizar os problemas causados pela chuva em Marmelópolis. A cidade possui pouco mais de 2.900 habitantes e fica a 447 quilômetros da capital.

Em Virgínia, também no Sul de Minas, 16 pontes foram interditadas, sendo a maioria na zona rural da cidade, conforme um funcionário da prefeitura. Nesta quinta-feira (28) o expediente no órgão municipal funcionou apenas até as 12h e não foi possível obter outros dados sobre a situação da cidade em relação à homologação da situação de emergência junto à Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. A cidade está distante de Belo Horizonte 450 quilômetros e possui pouco mais de 8.600 habitantes.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por