Vários casos de febre amarela têm sido registrados em municípios do Sul de Minas. As cidades de Pouso Alegre e Campo Belo investigam mortes suspeitas de febre amarela na região nos últimos dias. Em São Tomé das Letras, houve uma confirmação de óbito pela doença. As prefeituras confirmaram que os pacientes não são moradores das cidades onde estavam internados.
No primeiro caso, o paciente tinha 67 anos e era da cidade de Conceição dos Ouros, na mesma região. Ele estava internado em estado grave no Hospital Samuel Libânio, em Pouso Alegre. A unidade de saúde confirmou que a morte foi no fim da noite desta terça-feira (23). Amostras de sangue foram coletadas para exames e a sorologia com o resultado deve ser entregue até sexta-feira (26).
A outra morte desta terça-feira foi registrada durante à tarde, na Santa Casa de Misericórdia São Vicente de Paula, em Campo Belo. O paciente era um rapaz de 27 anos e morador da zona rural de Aguanil, também no Sul de Minas.
A Prefeitura de São Tomé das Letras confirmou nesta terça (23) a morte por febre amarela de um turista de São Paulo que visitava o município. A Secretaria Municipal de Saúde informou que a vítima visitou a cidade e depois foi internada no Hospital São Sebastião, em Três Corações. O homem morreu no dia 17 de janeiro. Ainda conforme informações da pasta, o primeiro exame não apontou para a doença, mas um segundo teste, sim. O caso, no entanto, ainda não foi confirmado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). A assessoria de imprensa do hospital informou que o jovem estava internado desde domingo (21).
Investigação
Nesta terça-feira, um 45 de anos morreu com suspeita de contaminação por febre amarela em Itajubá. Ele era morador de Conceição dos Ouros.
Nesta quarta-feira (24), pelo menos três pessoas estão internadas no Hospital Samuel Libânio, em Pouso Alegre, com suspeita da doença. A unidade de saúde informou que os pacientes internados são das cidades de Estiva, São Sebastião da Bela Vista e Natércia, todas da região Sul do Estado. Os pacientes da Superintendência de Pouso Alegre que estavam internados em Cambuí e Extrema receberam alta nesta terça-feira. Todos ainda recebem acompanhamento.
Caso confirmado
Outro caso confirmado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais como morte por febre amarela foi de um morador de Poço Fundo, também no Sul de Minas. A vítima é um homem de 88 anos, que havia viajado antes do Natal para Mato Grosso e, em seguida, para Mairiporã (SP). Ele voltou para Poço Fundo no dia 4 de janeiro, quando começou a apresentar febre alta e morreu ao retornar a Mairiporã.