As três cidades mais atingidas pelo forte temporal da tarde dessa quarta-feira (29) e que decretaram situação de emergência realizam campanhas para arrecadar, principalmente, telhas, material de limpeza e de higiene pessoal. Também fazem parte da lista: água mineral, alimentos não perecíveis, toalhas, roupas, colchões, lençóis e fraldas geriátricas.
Os materiais podem ser entregues nas prefeituras ou Defesa Civil de cada cidade e no Serviço Voluntário de Assistência Social do Governo de Minas (Servas), que fica na avenida Cristóvão Colombo, 683, no bairro Funcionários. O horário de funcionamento é de segunda à sexta de 8h às 19h. No sábado e domingo, de 10h às 15h. Quem quiser ajudar como voluntário nos plantões de fim de semana, basta ligar para 3349-2400.
Em Ribeirão das Neves, foi criada também uma conta no Banco do Brasil para quem quiser contribuir com dinheiro. A agência para depósito é a 2532-1 e a conta 283141-4.
Nesta quinta-feira (30), a diretora de Assistência Social do Servas, Maria Cristina Aires, visitou algumas das áreas atingidas na cidade de Caeté. Segundo ela, dois abrigos, onde vivem cerca de 90 idosos, foram fortemente atingidos. A parte de convivência foi destelhada, eles perderam alimentos e documentos. "Eles estão sem aquecimento de água. A Cemig foi chamada e está no local fazendo reparos", explicou.
Maria Cristina contou ainda que são 200 famílias entre desalojados e desabrigados e outras duas mil pessoas atingidas indiretamente. "Hoje na cidade entregamos 300 litros de leite e amanhã vamos retornar com mais donativos. Estamos em alerta, porque há previsão de chuva para os próximos dias", afirmou.
Segundo ela, a equipe do Servas deve percorrer também os locais atingidos de Ribeirão das Neves e Pedro Leopoldo ainda nesta sexta-feira (1º).
Campanha do Servas