O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) atualizou, nesta sexta-feira (20), os números de cidades em alerta para tempo seco, além de emitir um novo para tempestade. Conforme o instituto, são 340 municípios em alertas amarelo (perigo pontencial) e laranja (perigo), para baixa umidade do ar, que pode ficar entre 20% e 12%, configurando clima de deserto.
Já com relação às cidades que podem registrar tempestade no Estado, o alerta amarelo atinge 161 municípios, que podem ter chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos entre 40 e 60 km/h), e queda de granizo. Nessas localidades há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos. Para conferir as cidades, clique aqui.
Clima de deserto
Segundo o alerta, além de riscos de incêndios florestais, o tempo seco pode fazer com que a população sofra com desconforto nos olhos, boca e nariz, ressecamento da pele e dores de cabeça. Os níveis são alarmantes e estão muito abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O percentual indicado como saudável para a população é acima de 60%. Para se ter uma ideia, no deserto do Saara, no Norte da África, a umidade do ar varia de 14% a 20%.
BH, onde não chove há mais de 150 dias, o dia será de céu claro a parcialmente nublado, com possibilidade de chuva isolada a partir da tarde, com baixa umidade do ar à tarde. A mínima chegou a 16°C e a máxima deve ultrapassar os 31ºC.
Para o período de tempo seco, confira orientações:
Confira orientações:
- Hidrate-se durante o dia; ⠀
- Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;⠀
- Evite frituras; ⠀
- Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água;
- Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas; ⠀
- Evite banhos com água muito quente, para não potencializar o ressecamento da pele, se necessário use hidratante; ⠀
- Em caso de problemas respiratórios procure um especialista;
- Não provoque queimadas em lotes vagos, matas ou florestas. Em caso de incêndio avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190).
Em caso de rajadas de vento
- Não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Alertas
Os moradores da capital podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos pelo Canal Público do WhatsApp: https://bit.ly/DefesaCivilBH
A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Defesa Civil por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.
Pelas redes sociais os alertas podem ser acompanhados por meio do Instagram, X, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.