pacientes do SUS

Cinco meses após incêndio, Santa Casa reabre 50 leitos de CTI nesta segunda

Rodrigo de Oliveira
rsilva@hojeemdia.com.br
21/11/2022 às 19:10.
Atualizado em 21/11/2022 às 19:23

Ministra da Saúde reitera compromisso e importância dedicada ao setor (Divulgação/Santa Casa)

A Santa Casa de Belo Horizonte, no bairro Santa Efigênia, na região hospitalar, reabriu nesta segunda-feira (21) os 50 leitos de Centro de Terapia Intensiva (CTI) que foram desativados depois do incêndio no 10º andar do hospital, em junho deste ano. 

De acordo com a instituição, “com a reativação das vagas, mais de 200 pessoas poderão voltar a ser atendidas todos os meses”.

Cláudio Dornas, Diretor de Assistência à Saúde da Santa Casa BH, afirmou que “toda a equipe fez o melhor possível durante os últimos meses mesmo sem condições ideais.”

Para financiar a recuperação, a Santa Casa lançou em agosto a campanha Santa Causa e conseguiu arrecadar R$ 5,423 milhões, que foram investidos em obras de recuperação e revitalização, sistema de climatização e equipamentos e mobiliário.

"Com a ajuda de todo mundo, conseguimos voltar a um atendimento ideal, com local e equipamentos adequados para oferecer para a população o melhor tratamento possível", disse Dornas. 

Roberto Otto Augusto de Lima, Provedor da Santa Casa BH, afirmou que a instituição passou por um ano muito desafiador.

“Estávamos com dificuldade em obter insumos e só conseguimos superar as dificuldades por causa da sociedade. Além do recurso financeiro, a força que todos vocês deram também foi muito improtante”, pontuou. 

Cerca de 200 atendimentos mensais poderão ser retomados com a volta dos 50 leitos de CTI (Marcus Coelho)

Cerca de 200 atendimentos mensais poderão ser retomados com a volta dos 50 leitos de CTI (Divulgação)

"A sociedade belo-horizontina se uniu e hoje estamos comemorando o resultado deste esforço”, declarou Marcelo de Souza e Silva, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) - uma das entidades que apoiou a campanha. 

Já Romeu Zema, governador de Minas Gerais, elogiou a atuação do Corpo de Bombeiros e da sociedade civil. 

"Gostaria muito que o Estado tivesse contribuído, mas as eleições não permitiram que alterássemos o orçamento. É indiscutível a importância do hospital para a população”, disse. 

Relembre o caso 

O incêndio ocorreu na noite do dia 27 de junho, por volta das 20h, e começou nos boxes 61 e 62, na Ala 3 do CTI do 10º andar. Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo teve início após o colapso de um equipamento de respiração artificial combinado com o vazamento de um cilindro de oxigênio.

O fogo ficou confinado ao quarto, mas praticamente todo o hospital foi evacuado. Profissionais de saúde do hospital ajudaram na remoção dos pacientes ce centenas de pessoas em tratamento deixaram o prédio em colchões, macas, lençóis e até no colo. 

Na madrugada do dia 28, os internos puderam retornar aos andares que não foram atingidos pelas chamas e a densa fumaça, depois da liberação pelo Corpo de Bombeiros e pela Defesa Civil.

Duas pessoas que estavam internadas na Santa Casa morreram por causas relacionadas ao incêndio e 31 funcionários ficaram feridos. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por