Cine Candelária volta ao circuito 18 anos depois de fechado

Pedro Rotterdan - Do Hoje em Dia
28/12/2012 às 08:30.
Atualizado em 21/11/2021 às 20:06
 (Flávio Tavares)

(Flávio Tavares)

O prédio do antigo Cine Candelária, na Praça Raul Soares, no Barro Preto, em Belo Horizonte, será restaurado a partir de 2013. A aprovação do projeto de restauração foi publicada na edição desta quinta-feira (27) do Diário Oficial de BH. A Fundação Municipal de Cultura não informou, porém, quando a obra deve começar nem o custo.
 
O destino do edifício também permanece um mistério. O texto no DOM dá aval para a adaptação do prédio, mas o uso que terá não foi esclarecido pela fundação, à qual o Conselho do Patrimônio Histórico de BH está vinculada. O imóvel é tombado e a aprovação do projeto é feita por conselheiros.
 
Em 2006, a então diretora da Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel), Silvana Veloso, disse, durante o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, que o local abrigaria o Centro Tecnológico da Cidade e seria inaugurado em 2007. No entanto, o projeto foi deixado de lado.
 
O local também chegou a ser cotado, pelo governo de Minas, para receber uma das Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisp) da capital. Mas a ideia também não avançou.
 
Memória

Qualquer que seja o novo uso do imóvel, a diretora de patrimônio do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Luciana Feres, afirma que a restauração vai resgatar parte da história da capital mineira.
 
“Vai trazer à tona a vida cultural de Belo Horizonte e isso é muito importante. Assim, as pessoas vão se lembrar de que esse lugar foi marco de referência de cultura e sociabilidade”.
 
Para a diretora do IAB, a melhor opção seria promover ações culturais no antigo cinema. “Mas qualquer outro trabalho pode ser realizado lá. Só não adianta colocar um serviço que as pessoas não vão usar”, avisa.
 
“O uso é o hóspede do edifício”, completa Luciana. Significa que a destinação deve se adaptar ao prédio e não o contrário. “Também é preciso manter as características e avaliar o potencial da edificação”.
 
Decadência
 
O Cine Candelária foi inaugurado em 11 de dezembro de 1952 e chegou a ser considerado um dos maiores e mais confortáveis cinemas de Belo Horizonte. Mas com a falta de cuidados e o aumento da prostituição nas proximidades da Praça Raul Soares passou a exibir somente filmes de sexo explícito a partir de 1983.
 
As projeções aconteceram até 1995 e, em 2004, um incêndio atingiu o imóvel, que precisou ter partes demolidas para evitar riscos à população.
 http://177.71.188.173/clientes/hojeemdia/assinantes/index.php

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por