Rolê interativo

Cinema de graça e pedalando? Novidade chega a Sabará e outras 8 cidades em Minas

Movido a bicicletas e com sessões itinerantes, projeto une cultura, sustentabilidade e esporte; primeira exibição será nesta quinta (13) em Belo Vale

Pedro Melo
pmelo@hojeemdia.com.br
13/06/2024 às 16:15.
Atualizado em 13/06/2024 às 16:42

Itupeva, no estado de São Paulo, foi uma das cidades a receber o BikeCine (Danilo Ramo / BikeCine / Divulgação)

Cinema ao ar livre totalmente movido a bicicletas: O BikeCine é um cinema itinerante e que funciona apenas com energia limpa e sustentável, gerada pelo próprio público, pedalando. A estreia em Minas será nesta quinta-feira (13) em Belo Vale, na Região Central do estado. Na Região Metropolitana de Belo Horizonte será em Sabará, nesta sexta-feira (14).

Outras sete cidades ainda irão receber o projeto. Os ingressos on-line ficam disponíveis para o público no site do projeto (clique aqui) e na distribuição presencial no local, uma hora antes do evento. 

Veja as cidades e datas:

  • Belo Vale - dia 13
  • Sabará - dia 14
  • Nova Lima - dia 15
  • Congonhas - dia 16
  • Mariana - dia 26
  • Nova Era - dia 27
  • Timóteo - dia 28
  • Antônio Dias - dia 29
  • Coronel Fabriciano - dia 30

Em Sabará, a programação traz exibição de filmes curtas-metragens variados e depois o longa-metragem “Elementos”, ambos com recursos de acessibilidade. A animação da Disney e Pixar conta uma história divertida e emocionante, e num cenário deslumbrante de cores e formas, sobre amor e aceitação das diferenças.

Como funciona o BikeCine

O público pode escolher de onde assistir aos filmes: acomodados na plateia de cadeiras ou pedalando nas estações de bicicletas, participando ativamente. 

São 12 bicicletas fixas e quatro bases para acoplar as “bikes” trazidas pelo próprio público, totalizando 16 estações que captam a energia gerada pelos ciclistas. Também é possível colaborar pelo “pedal de mão”, ideal para diversão das crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida, promovendo maior acessibilidade.

Toda energia gerada é consumida no momento e, quanto mais rápidas forem as pedaladas, maior é a energia produzida. Um sinalizador exibe a carga de energia em tempo real e avisa se for preciso pedalar mais. Se baixar, os ciclistas são estimulados ou convidados ao revezamento durante as sessões.

“É uma grande alegria estrear em Minas Gerais esse projeto que reúne tantas pautas que consideramos importantes para a população e para o planeta. Cultura, entretenimento, bem-estar, mobilidade, sustentabilidade, conscientização e inclusão estão entre os temas que queremos discutir com o BikeCine.”, conta Marco Costa, coordenador geral e idealizador do BikeCine. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por