Pelo terceiro dia consecutivo os termômetros em Belo Horizonte batem recordes. Nesta terça-feira (14), a capital mineira registrou, por duas vezes, 36 graus Celsius, uma às 15h e outra às 16h. A maior temperatura no ano de 2014, conforme o Centro de Climatologia Tempo Clima/Puc Minas.
Segundo o meteorologista Heriberto dos Anjos, o topo de calor foi registrado na região da Pampulha. O último recorde era do último domingo (12), que registrou 34,9º C.
A baixa umidade relativa do ar nesta terça-feira igualou ao recorde, também no último domingo, com índice a apenas 12%, número que só é alcançado em regiões de deserto. Quando o número fica abaixo de 30% há um sinal de alerta e doenças respiratórias podem se manifestar mais facilmente. E não há perspectiva de melhora na situação, não há nenhuma previsão de chuva para a semana.
MINAS GERAIS
A temperatura não foi a mais alta apenas em Belo Horizonte. Nesta terça-feira também registrou o dia mais quente do ano no estado, chegando aos 39,7º C em Ituiutaba, na região do Triângulo Mineiro.
De acordo com o meteorologista, o calor é provocado por uma massa de ar seco que estacionou sobre a região sudeste do país.
ORIENTAÇÕES
- beber muito líquido, especialmente água e sucos naturais;
- preferir alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;
- evitar frituras; dormir em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda, colocar uma bacia com água;
- evitar atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas;
- evitar banhos com água muito quente, pois ressecam ainda mais a pele;
- em caso de problemas respiratórios procurar um especialista;
- em caso de incêndio em mata ou floresta, avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros, Defesa Civil ou a Polícia.